Home Sala de Estar Modelos de salas: decoração com seu estilo

Modelos de salas: decoração com seu estilo

0

Numa casa, a sala representa o ambiente principal, pois além de recebermos as pessoas, é o lugar de maior convívio entre os moradores. Para uma boa decoração, comece identificando a sua função – ou as suas funções. Tem que ter uma televisão? Um espaço para leitura ou uma boa conversa? Vou querer um escritório? Repare que a sala pode ser decorada de várias maneiras e, por isso, definir um estilo é fundamental, pois há vários modelos de salas.

Além da função, para que você acerte na escolha do estilo, é preciso que você avalie, principalmente, a estética se vai estar coerente àquela composição, se o que foi escolhido representa, de fato, a sua casa, o custo-benefício e, ainda, se atentar aos objetos de decoração existentes, pois eles vão ‘dar vida’ ao ambiente.

Lembrando que optar por peças versáteis e atemporais é uma dica bacana para que você não se canse da decoração e, ainda, não corra o risco de ficar ultrapassado, ‘fora de moda’.

Existem diversos modelos de salas e estilos de decoração e cada um traz, pelo menos, um traço que melhor te represente. E então, qual é o seu?

Confira alguns modelos de salas

Clássico – uma palavra o define: sofisticação. Materiais mais finos, como o mármore e a porcelana, móveis ornamentados. Uso de cores acentuada, ora mais escuro, ora mais claro. O papel de parede é elemento básico neste estilo.

modelos de salas

Rústico – mais informal, permite mesclar o simples e o sofisticado. Sinônimo de conforto e tranquilidade. Materiais e objetos que remetem à natureza como o ferro, o couro e a madeira. Paredes mais naturais com apelo à pedra, tinta descascada, tijolos. Tonalidades pastel, terra e verde compõem a paleta de cores.

Provençal – ambiente acolhedor, de visual romântico. Assemelha-se ao rústico em razão do uso de madeira e dos elementos campestres. As cores são mais suaves, destacando o azul, o rosa e o verde. Acessórios como cestas em vime e folhagens em arranjos são bem comuns.

Contemporâneo – livre e criativo esse estilo consegue expressar cor, diversidade na decoração e sem se esquecer do conforto. Trabalha com poucos objetos, mas tudo de muito bom gosto. Permite o mix de materiais e dos estilos. Uma cadeira vintage se compõe com uma mesa lateral em aço normalmente. Bem trabalhadas, as cores são bem-vindas e a geometria é seu ponto forte.

Retrô – divertido e ousado, é uma releitura do antigo, diferente do vintage que é, oficialmente, antigo. Presença forte no mobiliário, eletrodomésticos e nos objetos de decoração. A exuberância aparece nas cores, assim como nos tecidos florais, xadrezes e abstratos que podem ser combinados com demais elementos.

 

Luciane Mota é colaborada da revista Viva Decora e designer de interiores, prima por projetos que destaquem as particularidades de cada cliente.

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile