Uma vida nova que chega pede muito cuidado em todos os detalhes. Não é apenas o quarto do bebê que deve ser aconchegante, bonito e funcional, mas seu banheiro também. Se você tem espaço na sua casa ou apartamento vale a pena investir neste cômodo, que se bem projetado, poderá, com alguns ajustes, acompanhar o crescimento do seu filho. A composição do ambiente pode seguir o mesmo estilo da utilizada no quarto do pequeno, ou pode ser mais neutra, dispensando uma grande reforma quando o bebê crescer.
Confira algumas dicas de como decorar o banheiro do bebê
Lindo, mas principalmente seguro!
A hora do banho pode ser uma das mais divertidas na vida de um bebê. Brinquedinhos de plástico, água quentinha, e muito carinho fazem da higiene diária um momento de relax, uma oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre seu filho e você. Para que este momento em família não represente perigo de acidentes, é preciso ter muito cuidado na decoração do banheiro do bebê, por isso escolha dos materiais para o revestimento do piso e, também, na escolha do mobiliário. No caso do piso, escolha sempre os antiderrapantes, não utilize tapetes sem revestimento de silicone e mantenha sempre o espaço de circulação seco. No caso dos móveis, evite aqueles com a quina muito pontiaguda, ou se preferir, cole adesivos de silicone transparentes nas quinas, que suavizam o contato com a superfície em caso de batidas.
Imagem daqui.
Soluções que acompanham o crescimento do seu bebê
A banheira é uma situação transitória, então deve ser alojada em um espaço que possa ser adaptado. Há algumas soluções, a mais prática delas é instalar um móvel para o apoio da banheira dentro do Box. Além de ser uma opção barata, o móvel é projetado em uma altura ideal para o conforto de quem está dando o banho no bebê. Além disso, este layout facilita o enchimento da banheira e também o despejo da água. Perto do móvel, podem ser instalados nichos para alojar xampus, sabonetes e cremes utilizados durante o banho.
Uma opção, para os banheiros maiores, é ter um móvel de madeira com espaço para a banheira, o trocador e um chuveirinho. Essa alternativa ganha em beleza e estilo, podendo adotar diferentes modelos de banheira, como uma mini ofurô ou de estilo vitoriano. Ao mesmo tempo, na medida em que o bebê crescer será necessário uma pequena reforma para a instalação de um Box e a remoção do móvel, que poderá ser adaptado. O uso de um vaso infantil é também uma boa ideia, pois a criança poderá usá-lo até os seis anos, dispensando uma reforma imediata.
Imagem daqui.
Cores e objetos de enfeite: aconchego nos detalhes
Optar por um ambiente mais básico, com o uso de detalhes para compor a beleza do espaço pode ser o caminho mais econômico para decorar o banheiro do bebê. Por isso, é interessante ter móveis e paredes com cores mais neutras, que componham o espaço de maneira harmônica, mas possam recebem outros acessórios conforme o passar dos anos. Assim, o conselho é abusar dos objetos de decoração infantis que podem ser alojados em nichos.
Imagem daqui.