Home Construção e Reforma O frescor nas cores

O frescor nas cores

0

O calor está intenso, as chuvas andam bem escassas e tudo o que mais desejamos é estar num ambiente agradável e fresco, que compense as altas temperaturas externas. Quanto à decoração, as cores podem auxiliar, e muito, com esta sensação de frescor tão desejada. Cores claras, além de refrescar, acalmam o ambiente.

9850-quarto-residencial-brooklin-by-arquitetura-viva-decora

Cores como azul, verde claro e tons em pastel , geram esta sensação, por isto são muito utilizadas em hospitais e quartos de bebês. Em composição com cerâmicas frias, como porcelanatos ou mármores,  e iluminação fluorescente, as cores  acalmam e amenizam a temperatura geral do ambiente. Em contrapartida, cores fortes, como vermelho, laranja ou amarelo, aquecem.

Quando misturadas com outros revestimentos considerados “quentes”, como a madeira ou carpete, e iluminadas por lâmpadas incandescentes, aumentam a temperatura sensorial do ambiente. Além das cores, revestimentos e iluminação, podemos dosar a temperatura da decoração também com os objetos. Inox, cerâmicas, vidros, resfriam. Velas, palhas, tapetes, esquentam.

O segredo, de qualquer decoração, é utilizar todos os itens de forma harmônica, mesclando o “quente” com o “frio” no ponto certo. Não quer errar e não quer prender sua decoração? Pinte as paredes de branco e brinque com os móveis e objetos decorativos. Assim, você cansará menos da decoração e poderá optar pelo clima fresco ou mais quente apenas mudando algumas peças.

Texto escrito por Paula Müller, arquiteta da PM Arquitetura e Interiores

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile