As obras de Oscar Niemeyer em São Paulo
É indiscutível: Oscar Niemeyer é um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, com reconhecimento internacional e obras espalhadas por diversas partes do mundo — como a sede da ONU, em Nova York. Em São Paulo, suas criações estão distribuídas por toda a cidade, do centro histórico a polos culturais importantes como o Parque do Ibirapuera e a Barra Funda.
Você conhece todas as obras de Niemeyer na capital paulista? Confira a seguir:
Edifício Montreal
Localizado na esquina das avenidas Ipiranga e Cásper Líbero, no bairro da Luz, o Edifício Montreal foi o primeiro projeto de Niemeyer construído em São Paulo, projetado em 1950 e inaugurado em 1954. Foi também a primeira vez que o arquiteto utilizou brises horizontais como solução para proteger os apartamentos da incidência direta do sol — um elemento que mais tarde apareceria em obras como o Edifício Copan (em São Paulo) e o Edifício Niemeyer (em Belo Horizonte).

O prédio se adapta ao seu entorno: sua fachada varia conforme o ângulo de visão, especialmente pela Rua dos Andradas. O hall de entrada, situado no subsolo, abriga três grandes painéis com mosaicos criados por Di Cavalcanti.
Copan
Provavelmente o mais icônico entre os edifícios paulistanos, o Copan é símbolo da cidade. Localizado na Avenida Ipiranga com a Praça da República, foi projetado em 1951 e se tornou um marco da arquitetura moderna brasileira. Sua forma ondulada resume a essência do pensamento de Niemeyer: “Não é o ângulo reto que me atrai… o que me atrai é uma curva livre e sensual.”

O edifício conta com 1.160 apartamentos e é considerado o maior residencial da América Latina. Além disso, abriga áreas comerciais distribuídas em três de seus 35 andares, incluindo 72 lojas e um antigo cinema (que chegou a ser transformado em igreja). É, sem dúvida, uma das obras mais emblemáticas de Niemeyer.
Complexo Arquitetônico do Parque do Ibirapuera
Projetado para celebrar os 400 anos da cidade, o Parque do Ibirapuera reúne cinco construções assinadas por Niemeyer:
-
Pavilhão da Bienal (Ciccillo Matarazzo)
-
Museu Afro Brasil
-
Oca (Palácio das Exposições)
-
Grande Marquise (que abriga o Museu de Arte Moderna)
-
Auditório do Ibirapuera

O parque começou a ser concebido ainda na década de 1950, mas o Auditório, por exemplo, só foi construído em 2002 e inaugurado em 2005, mantendo-se fiel ao projeto original. A única parte não executada do plano de Niemeyer foi a praça de acesso principal entre a Oca e a entrada original do parque.
Edifício Triângulo
Localizado na Rua José Bonifácio, próximo à Praça da Sé, o Edifício Triângulo foi inaugurado em 1955. O projeto original previa o uso de brises horizontais, semelhante ao Copan e ao Montreal, mas foi alterado por exigências da legislação municipal. O resultado foi um prédio com recuos nas lajes superiores e maior exposição à luz solar.

O acesso principal abriga um painel de pastilhas assinado por Di Cavalcanti, que ainda aguarda restauração.
Edifício e Galeria Califórnia
Projetado em 1955, no centro de São Paulo, o edifício interliga as ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros e é reconhecido por seu charme e importância histórica. As colunas em V, marca registrada de Niemeyer, deram o tom da estética modernista da década de 50.

O prédio, atualmente em estado precário, ainda preserva um jardim suspenso assinado por Di Cavalcanti e um painel de Cândido Portinari com cerca de 120 metros quadrados, ambos deteriorados. A recuperação da galeria chegou a ser planejada, mas ainda não foi realizada.
Edifício Eiffel
Situado na Praça da República, o Edifício Eiffel foi projetado em 1953 e inaugurado em 1956. Destacou-se na época por introduzir apartamentos duplex em São Paulo. Assim como outras obras de Niemeyer, o edifício mescla espaços residenciais e comerciais e integra o roteiro de arquitetura moderna promovido pelo Museu da Casa Brasileira.

Memorial da América Latina
Inaugurado no final dos anos 1980 na Zona Oeste da cidade, próximo à estação Palmeiras-Barra Funda, o Memorial da América Latina é um centro cultural e político voltado para a integração dos países latino-americanos. Idealizado por Darcy Ribeiro, o espaço possui mais de 84 mil m² e reúne auditórios, espaços expositivos, biblioteca com mais de 30 mil volumes e um centro de documentação sobre arte e cultura popular.

Além das exposições, o local abriga eventos gratuitos como palestras, debates, espetáculos e festivais gastronômicos.
Sambódromo do Anhembi
Projetado em 1990, o Sambódromo do Anhembi é uma das obras de Niemeyer com autoria menos reconhecida. Inspirado no sambódromo do Rio de Janeiro, o projeto abriga uma passarela com arquibancadas curvas e piso de concreto estrutural, resistente a alagamentos. Tem capacidade para cerca de 30 mil pessoas e é palco tanto dos desfiles de carnaval quanto das celebrações cívicas do 7 de setembro.

As obras de Oscar Niemeyer não apenas ocupam o espaço urbano de São Paulo — elas contam a história de uma cidade que cresceu ao lado da arquitetura moderna. Um legado que permanece vivo no concreto, nas curvas e no cotidiano da capital.
Veja também:
+ Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes
+ Arquitetos famosos e desconhecidos e seus belos projetos.
+ Incentivando jovens talentos da decoração e arquitetura

Chuveiro Teto Jader Almeida Deca Black Matte 2107.BL.TET.MT
R$ 6.990,00 Era
[…] Em 1999, o novo teatro do Parque do Ibirapuera, entre outras obras suas na cidade de São Paulo; […]