Se você deseja transformar a decoração do seu jardim com uma planta resistente e colorida deve apostar na orquídea bambu. A orquídea bambu além de agregar valor no paisagismo da área externa, sua floração traz um colorido delicado para o jardim e suas flores são responsáveis por atrair abelhas e borboletas.
Confira agora diversas dicas simples que certamente irão influenciar de forma positiva no crescimento e floração da sua orquídea bambu. Confira e se apaixone por essa linda e resistente planta!
Veja também:
Por que a orquídea bambu tem esse nome?
A Arundina Graminifolia ou Arundina Bambusifolia (nome científico), popularmente conhecida como orquídea bambu é nativa do sudeste asiático e se faz presente nas regiões como sul da China, Indonésia, Malásia, Sri Lanka e Himalaia.
Pertencente a família Orchidaceae, a orquídea bambu diferente dos tipos de orquídeas tradicionais têm esse nome, pois o seu caule é muito similar a estrutura de um bambu, podendo chegar até 2,5 metros de altura no jardim.
A floração da orquídea bambu além de agregar beleza ao paisagismo do ambiente é responsável por atrair abelhas e borboletas. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam sua floração não tem um período fixo no calendário, ou seja, é possível apreciar o colorido de suas flores quase o ano todo. As flores, com cerca de 9 cm, sempre dão na ponta dos galhos e permanecem abertas de 3 a 7 dias.
Como plantar e cuidar da orquídea bambu em 6 Passos
Apesar da orquídea bambu se tratar de uma espécie de planta muito resistente, algumas dicas e cuidados são essenciais para que a planta se desenvolva de forma saudável. Mas, afinal, como cuidar de uma orquídea bambu?
1. Local de plantio
É preciso estar atento ao local onde a orquídea bambu será plantada, afinal, o ambiente escolhido poderá influenciar de forma positiva ou negativa o desenvolvimento da planta. Nessas condições, utilize as ferramentas de jardinagem corretas e sempre opte por um espaço em que a orquídea bambu irá receber sol o dia todo, pois a orquídea bambu não se adapta a locais com muita sombra e nem tolera geadas.
Ventos muito fortes também podem acabar prejudicando o crescimento e floração da orquídea bambu, por isso evite plantá-la no centro do jardim da sua área externa. A dica é cultivar a orquídea bambu próxima ao revestimento de paredes e muros da casa, escritório ou espaço comercial.
2. Substrato para enriquecer o solo
O bom preparo do solo também influencia positivamente no crescimento da sua orquídea bambu. Por essa razão, utilize uma pá para mexer o substrato e esteja atento quanto a qualidade do solo, pois ele deve ser rico em matéria orgânica e apresentar boa drenagem para que as raízes cresçam confortavelmente.
3. Luz natural para a orquídea bambu crescer saudável
A iluminação é um fator que influencia muito no desenvolvimento da orquídea bambu. Isso porque, a orquídea bambu só cresce de forma saudável se for cultivada em pleno sol, ou seja, elas são flores que gostam de sol. Portanto, saiba que caso você opte por incluir um vaso de orquídea bambu na sua sala de estar ao lado do sofá ou aparador e próxima a janela do ambiente, por exemplo, saiba que seus galhos com o passar dos dias irão começar a se curvar em direção a luz natural.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora4. Temperatura na medida certa
A orquídea bambu se adapta muito bem em regiões com temperaturas que variam de 25° a 30°. É claro, que durante alguns períodos do ano variações de temperatura, tanto para mais quanto para menos podem acontecer. Logo, a preocupação com a sua orquídea bambu deve ocorrer em caso de geadas, pois elas não suportam muito frio.
5. Fique atento as regas
Tudo em excesso faz mal, inclusive água! Por isso, apesar de saber que a orquídea bambu gosta de muita água, a frequência de regas deve ser feita com cuidado para que a planta não morra de sede e nem morra por acúmulo de água no solo.
Durante as estações de verão, a dica é realizar a rega com regador ou mangueira diariamente. No entanto, em períodos com temperatura mais frias a recomendação e regar em dias alternados.
Obs: Evite regar durante o sol forte, procure molhar suas orquídeas bambus de manhã ou no final da tarde.
6. Poda para ajudar na floração
A poda ajuda na floração da orquídea bambu. Por essa razão, a dica é utilizar uma tesoura de poda ou até mesmo um alicate sempre que as flores já tiveram caído dos galhos, pois esse procedimento irá trazer ainda mais força para os futuros brotos.
Orquídea bambu muro
A orquídea bambu é facilmente reconhecida no jardim, afinal, seu caule alongado similar a estrutura de um bambu, pode chegar até 2,5 m de altura.
Logo, não é por menos que essa espécie de orquídea passou a ser cultivada na decoração de fachadas de casas e muros, pois esses ambientes têm a responsabilidade de proteger seu caule, folhas e flores da ação de chuvas e ventos fortes.