As paredes coloridas transformam ambientes. E não precisa nem ser de um tom vibrante, os mais claros e sóbrios (com um fundo acinzentado) também são lindos para compor uma decoração clean e bonita. Um exemplo disso são os cômodos com parede azul, que transmitem muita tranquilidade e serenidade em todos os seus tons.
A parede azul sempre foi uma opção para quartos, mas isso não é uma regra. A sala de estar, quarto de casal e até mesmo as cozinhas ficam encantadores com a tonalidade. O truque para não errar na composição é saber escolher as cores e móveis que harmonizam com os tons de azul para parede.
A seguir, vamos dar todas as dicas para te convencer e inspirar com lindos exemplos e dicas de parede azul. Confira e inspire-se!
Veja também:
Tons de azul para parede: Qual escolher?
A paleta de tons de azul para parede é bem ampla. Há desde os tons mais claros, como o azul bebê e celeste, passando pelo vibrante cobalto, até chegar nos sóbrios, como o azul marinho.
Confira abaixo uma lista básica com os principais tons de azul para parede para você escolher:
- Azul bebê: O tom mais claro, quase branco!
- Azul celeste: É um tom que tenta se aproximar à cor do céu em um dia ensolarado;
- Azul turquesa: É a mistura entre o verde e o azul, também conhecido como azul piscina;
- Azul anil: Sua coloração é escura e vibrante, próxima ao tom do jeans;
- Azul cobalto: Também conhecido como azul Bic, é um tom de azul escuro, porém bem vivo;
- Azul marinho: Inspirado nos uniformes da Marinha Real Britânica, esse é um dos nomes de tons de azul mais conhecidos. Se trata de um azul bem escuro, quase preto.
Dicas especiais para ter uma parede azul marinho
O azul marinho é elegante e sofisticado. Com ele, você não perde o ar clássico da decoração. Mas, para investir na parede azul marinho, você precisa ter alguns cuidados especiais, pois elas tendem a diminuir o espaço.
No caso de cômodos amplos e iluminados, pode investir na tinta azul para parede no tom marinho, sem medo. Porém, ambientes pequenos ou corredores estreitos precisam ser equilibrados com mais detalhes brancos. Vale a pena você pintar apenas uma parede azul marinho e deixar as outras paredes brancas, fica muito mais fácil de harmonizar os detalhes.
Além disso, você também pode investir em um bom projeto de iluminação artificial e também natural para o ambiente com parede azul marinho. Para isso você pode usar amplas janelas, luminárias, spots de luz e abajur.
Este cantinho alemão na sala de jantar é um ótimo exemplo. Apenas uma parede azul marinho e o restante do ambiente com paredes, lustre, almofadas, e até a mesa são em tons claros e neutros. A harmonização fica impecável desta forma.
E se você quiser dar um toque a mais de cor na composição dos ambientes, uma dica é usar a cor do momento em alguns detalhes: o amarelo! A sala de estar, por exemplo, fica muito mais alegre com essa mistura de tons divertida e alegre, como feito na foto abaixo.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Papel de parede azul listrado X Papel de parede azul liso
O papel de parede azul é uma boa opção para quem gosta de trocar a decoração da casa sempre, de forma prática e rápida. E com a variedade de modelos disponível no mercado, fica mais fácil de você encontrar o papel de parede azul que mais te agrada.
Uma opção que está bem famosa, principalmente para quarto de bebê, é o papel de parede azul listrado. Geralmente ele é feito com tons de azul ou apenas azul e branco, que é o mais fácil de combinar.
A vantagem de ter um papel de parede azul listrado é que o ambiente ganha uma textura a mais com a estampa. E quando você cansar dele, é só trocar o papel de parede azul.
Quais cores combinam com a tinta azul para parede?
Como falamos, a tinta azul para parede ganha ainda mais destaque com a ajuda de outras cores na decoração. Por isso, selecionamos algumas paletas interessantes para você se inspirar na hora de decorar sua casa com a parede azul. Veja!
Parede azul e rosa
A combinação de parede azul e detalhes em rosa é perfeita para quem gosta de decorações mais fashionistas, pois há um grande contraste entre os dois tons.
O azul e o rosa funciona bem de diferentes formas. Tanto com ambos os tons vibrantes, como feito abaixo, quanto com o esquema da parede azul marinho e outros detalhes do ambiente em rosa claro – isso depende muito da sua preferência.
Parede azul e laranja
Quer uma combinação diferenciada? Então a parede azul com decoração laranja é perfeita para você! O ambiente fica alegre, divertido e chama muita atenção pelos detalhes únicos!
Parede azul e verde
A combinação de azul e verde não é muito comum, mas a gente garante que fica sensacional! O verde é uma das cores que está em alta ultimamente, por isso que fica tão bonita com a parede azul.
A dica é escolher um tom que harmonize com a parede azul. No caso abaixo, o sofá verde ornou com a parede azul royal, e o toque final foi o uso das almofadas.
Alerta de tendência: Parede azul em degradê
Se você adora seguir as tendências, aqui vai uma dica: a parede azul degradê fica maravilhosa nos ambientes modernos. O tom proporciona um efeito diferenciado.
Porém, vale lembrar que o efeito é bonito apenas em uma parede – como um destaque. As outras paredes podem ser neutras, como o branco ou o tom mais claro do azul que estiver no degradê.
Na foto abaixo você pode ver que foi usado um tom de azul bem suave para pintar a parede e ele combinou perfeitamente com a cabeceira da cama de madeira.