Você com certeza já viu alguma peça de patchwork por aí! Assim como os sousplat de crochê, essa técnica é um clássico do artesanato e está presente tanto dentro de casa, em um pano de prato patchwork ou uma colcha patchwork, quanto nas ruas, na forma de bolsa de patchwork e de detalhes em camisetas, por exemplo.
Traduzindo literalmente, “patchwork” seria, em português, trabalho com retalhos. Ou seja, nesta técnica, você usa recortes de tecidos diferentes e une eles de forma harmônica. No fim das contas, o patchwork é uma forma de fazer peças divertidas, coloridas e, mais importante ainda, únicas.
Com o patchwork, você pode fazer os mais variados produtos. Alguns dos mais clássicos nós já citamos, mas, além deles, é possível também produzir capas de almofadas, tapetes, cortinas, carteiras, capas para cadernos e muito mais. Confira a seguir como fazer patchwork e comece a sua produção!
Como fazer patchwork?
Se você está pensando em começar a fazer patchwork mas está com receio, saiba que não é tão complicado quanto pode parecer Porém, antes de passar um passo a passo de como fazer patchwork, vamos falar um pouco sobre a estrutura dele.
Posts relacionados:
O patchwork é composto por três camadas que são sobrepostas:
- Tampo – a parte de cima, feita com os retalhos
- Enchimento – fica no meio, é o que dá volume ao patchwork
- Forro – tecido normalmente inteiriço que fica na parte de baixo do patchwork para dar um acabamento bonito
Essas três partes do patchwork são unidas por pespontos que podem ser feitos na máquina ou à mão.
Passo a passo de como fazer patchwork
Agora que você já sabe como é a estrutura de um patchwork, vamos ao nosso tutorial simples de como fazer patchwork. Vamos começar pelos materiais necessários:
- Retalhos de tecidos
- Tecido para o forro
- Enchimento (pode ser manta acrílica)
- Régua ou fita métrica
- Lápis
- Tesoura ou cortador circular
- Alfinetes
- Agulha e linha ou máquina de costura
Com esse materiais em mãos, vamos ao passo a passo de como fazer patchwork:
- Separe os retalhos que vai utilizar e corte-os nos formatos e tamanhos que preferir;
- Una dois retalhos por vez, costurando-os à mão ou com máquina;
- Costure os retalhos entre si até ficar do tamanho que planejou;
- Corte o enchimento e o forro com 3 ou 4 centímetros a mais que o tamanho do tampo;
- Por fim, emende todas as camadas.
Para fazer a emenda, você pode fazer uma costura simples ou algo mais trabalhado, com arabescos, linhas coloridas etc.
Dicas de tecidos para patchwork
Seja para fazer pano de prato patchwork, bolsa de patchwork ou qualquer outra peça com essa técnica, é essencial saber quais tecidos usar.
Os tecidos para patchwork recomendados para os retalhos são os 100% algodão. Eles não desfiam muito, são mais firmes que os sintéticos e têm uma enorme variedade de estampas.
É interessante que você lave os tecidos para patchwork para retalhos antes de começar o trabalho. Dessa forma, você vai descobrir se eles encolhem ou soltam tinta.
Já os tecidos para patchwork mais indicados para o forro são o percal se a peça for grande e o algodão cru ou tricoline para tamanhos menores. E, para fazer bolsa de patchwork, você pode usar lona, lonita, veludo, brim, jeans sem elastano, sarja, algodão cru, dentre outros.
Com todas essas dicas, começar no mundo do patchwork vai ficar muito mais fácil! E, para te dar ainda mais inspiração, confira mais exemplos de peças feitas com essa técnica!
laura tudo que voce projeta e lindo,voce e de uma criatividade espetacular. parabens