O produto do trabalho de um artesão, utilizando suas próprias mãos ou amparado por materiais e ferramentas simples, pode ser definido como artesanato.
É geralmente produzido em escalas reduzidas, diferenciando-o das peças em escala industrial, fabricados com a ajuda de equipamentos e materiais mais sofisticados.
Esse paralelo entre o trabalho manual e o industrial é percebido também na singularidade das peças. Os itens feitos à mão costumam ter mais identidade e características próprias.
Em vista disso, no decorrer deste artigo você descobre como o artesanato pode valorizar diferentes espaços da casa:
Na cozinha e na sala de jantar
Ambiente curinga, as cozinhas podem seguir uma linha mais moderna, priorizando equipamentos de ponta e design minimalista, ou mais caseira, resgatando o charme das gerações passadas.
Os objetos de artesanato costumam se destacar nessa linha mais caseira, podendo ser ao mesmo tempo decorativos e funcionais. Itens clássicos, como a chaleira e a cumbuca de cerâmica, dão espaço aos cestos e acessórios de mesa em sisal.
Muitas dessas peças clássicas, como a cerâmica e os objetos de metal, podem ser customizadas, repintadas.
Os acessórios da área de jantar, como os anéis ornamentais para guardanapos e os sousplats, também podem feitos à mão. São usados materiais como tramas de palha, pedaços de tecido tipo juta, placas de madeira e até crochet.
Por fim, o arranjo de mesa é outra oportunidade de incluir artesanato nas salas de jantar. Você pode usar até aquela velha cumbuca de cerâmica como suporte de flores, por exemplo.
Veja Também:
Nas salas de estar
Você sabia que a tinta, os adesivos e os papéis de parede não são os únicos materiais usados para revestir a parede da sala?
O tecido é outro material que pode ser instalado, auxiliando na setorização dos espaços de estar, de TV e de leitura. O mercado já disponibiliza modelos com adesivos, facilitando a aplicação.
Esse material também pode ser impermeabilizado, o que possibilita seu uso em áreas mais úmidas, como banheiros e lavabos, além de favorecer sua higienização.
Além disso, você pode inserir elementos artesanais em sua sala de estar através de uma parede galeria, que funciona como uma espécie de mood board, refletindo a personalidade e o humor dos moradores.
Para produzir uma parede galeria selecione uma das paredes, busque referencias de formatos e materiais para as molduras e objetos de decoração, forre o chão e configure as peças previamente, até encontrar a melhor opção.
O artesanato têxtil é outro componente comum à sala de estar. Item ao mesmo tempo decorativo e funcional, aparece através das almofadas, que podem ser pintadas, bordadas e até crochetadas.
Nos quartos de casal
O quarto é o cômodo mais associado ao conforto. Mas é possível se atentar ao design sem que esse conforto seja comprometido?
Entre os elementos decorativos que colaboram para a atmosfera aconchegante dos quartos destaca-se o macramê, prática essencialmente artesanal feita inteiramente à mão.
Em geral, o artista do macramê usa a lã, apoiada numa base de madeira, para formar uma espécie de tecido. Tanto a lã como a madeira são elementos comumente relacionados ao bem-estar e ao aconchego.
Pode ser utilizado em diferentes formatos, ainda que o pendente acima da cabeceira das camas seja o mais comum. Também pode ser usado em suportes de plantas, cadeiras suspensas, cobertores e tapetes.
Entre os demais trabalhos artesanais comuns aos quartos de casal, destacam-se as velas aromáticas e as bandejas de café da manhã feitas em sisal, além do já mencionado artesanato têxtil.
Nos ambientes externos
Este é o espaço mais versátil em termos de criatividade e faça-você-mesmo. No jardim, é possível reaproveitar inúmeros materiais e objetos subutilizados.
Você pode produzir peças novas com o material que restou de uma reforma, por exemplo. Com areia, cimento, argamassa e alguns moldes, é possível criar vasos e cachepots dos mais diferentes formatos.
Mas este é apenas o princípio, já que a mistura é capaz de originar mesas, porta-trecos e até luminárias.
Já os velhos caixotes de madeira podem servir de apoio para vasos e plantas. Mas lembre-se, você não deve plantar diretamente nos caixotes, já que a maioria deles é vazado.
É possível, porém, transformá-los em belos suportes com cores vivas. Como nichos de parede servem de base para vasos menores, mas com folhagens extensas, que precisam estar suspensas para que cresçam da maneira adequada.
Viu? Agora você já sabe como incluir peças de artesanato em qualquer ambiente da casa. Não se esqueça, mesmo que sejam indicados para espaços específicos, muitas peças funcionam em diferentes ambientes, elas só precisam dialogar com o projeto como um todo.
Confira outros materiais como este, além de uma variedade de imóveis para compra e locação, acessando o portal do Ei Imóvel!