De uns anos para cá, a pedra São Tomé veio transformando a realidade dos projetos de arquitetura e decoração de interiores. Seja pela sua beleza, durabilidade e versatilidade é difícil você passar por uma construção sem se deparar com este revestimento tão funcional e simpático.
Logo, se você está a procura de um revestimento tanto para área interna como para área externa da sua casa, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, separamos informações, dicas, formas de limpeza e inúmeros ambientes que contam com a presença da pedra São Tomé. Continue a leitura e inspire-se!
Veja Também:
Pedra São Tomé: Características, tonalidades e formatos
Mas, afinal, por que a pedra recebe este nome? A pedra São Tomé recebe este simpático nome devido seu local de extração, já que a pedra é originária de São Tomé das Letras, cidade montanhosa localizada no sul de Minas Gerais.
Além da origem do nome, existe outras particularidades que tornam a pedra São Tomé ainda mais especial. Segundo especialistas, a pedra São Tomé pode ser considerada um quartzito, pois sua estrutura é formada a partir da recristalização de arenito que é responsável por formar grãos de quartzo.
Por que incluir a pedra São Tomé no seu projeto?
- Absorvente: a pedra São Tomé apresenta boa absorção de água, se tornando uma solução ideal para ambientes molhados como quintal, pois assim quando a água se faz presente é logo absorvida pela pedra, diminuindo o risco do piso ficar escorregadio. Por esse motivo, a pedra São Tomé é muito utilizada como revestimento de piso para calçadas ou compondo a borda de piscinas.
- Antiderrapante: a estrutura da pedra São Tomé não é exatamente um antiderrapante, no entanto, cumpre muito bem essa função, pois por mais que sua face seja lisa ela apresenta um pouco de aspereza.
- Antitérmica: a pedra São Tomé tem baixa capacidade de absorver calor, por isso é muito utilizada em áreas externas.
- Resistência: a dureza da pedra São Tomé é uma característica marcante desse material e isso reflete na resistência que a pedra tem quando sofre atrito.
Quais as tonalidades da pedra São Tomé?
- Pedra São Tomé Branca
- Pedra São Tomé Amarela
- Pedra São Tomé Rosa
- Pedra São Tomé Mesclada
Quais os formatos da pedra São Tomé existentes no mercado?
- Quadrado
- Retangular
- Filete / Palito
- Mosaico
- Caco
Pedra São Tomé branca
Quer trazer ainda mais leveza e vivacidade para o seu ambiente? Então, você precisa investir em um piso feito com pedra São Tomé branca. A pedra São Tomé branca apesar de ter uma coloração no tom branco, ela não apresenta uma coloração uniforme, logo é possível encontrar também em sua composição traços com tons em cinza e bege.
Por que investir em piso branco?
- O piso branco é versátil, clássico e atemporal, ou seja, nunca sai de moda;
- A cor branca quando incorporada no ambiente dá sensação de amplitude, limpeza, leveza e calmaria;
- O piso branco se harmoniza facilmente com diferentes estilos de decoração.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Pedra São Tomé para piscina
Absorvente, antiderrapante e antitérmica são algumas das características que tornam a pedra São Tomé para piscina e áreas molhadas sua melhor escolha. Logo, tornou-se mais do que comum encontrar projetos com área de lazer que usam a pedra São Tomé como revestimento.
A pedra São Tomé pode ser utilizada de diferentes formas como nas bordas (acabamento estético para área interna da piscina como área de apoio ou descanso), bordas em molde (acabamento estético para área interna da piscina com desenho irregular como ofurôs), cantos (acabamento estético com contornos suaves e planejados), degraus e grelhas (acabamento estético que realiza a coleta de água).
Filete de pedra São Tomé
O filete de pedra São Tomé, também conhecido como pedra canjiquinha é muito utilizado no revestimento de ambientes externos e internos como salas de estar, salas de jantar, lareiras, churrasqueiras, varanda, lavabos, cascatas e assim por diante.
A espessura, comprimento e largura do filete de pedra São Tomé é completamente irregular, o que torna o material mais rústico. Na imagem abaixo, a parede da sala de estar que recebeu o revestimento com filete de pedra São Tomé além de trazer elegância ao espaço se harmonizou facilmente com os demais elementos presentes no cômodo como o rack para tv, tapete e sofá.
Mosaico pedra São Tomé
Para os criativos e ousados de plantão que desejam trazer ainda mais personalidade para a decoração do ambiente podem investir no mosaico pedra São Tomé. O mosaico pedra São Tomé traz elegância e modernidade ao cômodo em que é incorporado.
Sendo assim, para você que está procurando uma decoração com estilo bem diferente deve apostar nesta versão da pedra São Tomé. Na imagem abaixo, os moradores revestiram uma das paredes com mosaico pedra São Tomé trazendo ainda mais estilo e personalidade para o cantinho da churrasqueira.
Como limpar pedra São Tomé?
Quer manter a superfície da sua pedra São Tomé sempre bonita e bem cuidada? Então, procure realizar a manutenção e a limpeza das pedras de forma constante. A limpeza da pedra São Tomé pode ser feita em duas etapas, sendo elas: limpeza semanal ou quinzenal e limpeza trimestral.
Limpeza semanal ou quinzenal
Para a limpeza semanal ou quinzenal da pedra São Tomé, tanto em pisos quanto nas paredes, utilize vassouras com cerdas macias e uma solução de detergente neutro diluído em água. A dica aqui é evitar o excesso de água na pedra durante a lavagem e nunca aplicar diretamente o detergente neutro sobre a pedra São Tomé, pois essa atitude pode ocasionar manchas na sua superfície.
Limpeza trimestral
A limpeza realizada a cada três meses deve ser feita de uma forma mais intensa. Para isso, procure se utilizar de uma lavadora de alta pressão para que a higienização da pedra São Tomé seja feita de uma forma mais completa. No entanto, a utilização constante deste equipamento pode afetar o acabamento da pedra, por isso, pondere o uso da lavadora de alta pressão no ambiente.
Vale mencionar, que durante o processo de limpeza e manutenção da pedras São Tomé nunca faça uso de produtos abrasivos ou corrosivos como álcool, querosene, removedores e solventes. Lembre-se que substâncias alcalinas ou ácidas podem alterar as propriedades dos minerais presentes na pedra São Tomé, por esse motivo só utilize produtos que contenham em sua composição pH neutro.