A persiana romana vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração. Isso porque, tanto a sua facilidade na processo de limpeza quanto seus diversos modelos existentes no mercado, transformaram essa peça decorativa e funcional em uma excelente alternativa para as pessoas que desejam minimizar a entrada de luz direta em um cômodo.
Pensando nisso, se você aprecia a beleza e a funcionalidade que uma persiana romana pode proporcionar ao seu ambiente, porém ainda está em dúvida sobre os diferentes tipos, estilos e tamanhos existentes no mercado, esse post foi feito especialmente para você. Confira!
A persiana romana é um tipo de modelo de cortina formada por “fragmentos” alinhados de forma horizontal que dobram e se desdobram para cima e para baixo a medida em que a persiana romana é aberta ou fechada no ambiente.
Sendo que, o grande charme desse tipo de modelo de cortina está no espaçamento presente por entre as dobras da persiana romana. Isso acontece, pois o design diferenciado das persianas romanas traz leveza e conforto ao ambiente onde é incorporada.
Mas, afinal, qual o material da persiana romana? A persiana romana pode ser feita de diferentes materiais como, por exemplo, alumínio, PVC e madeira. No entanto, se você deseja trazer mais conforto para o ambiente a dica aqui é incluir na decoração uma persiana romana de tecido.
Na imagem acima, é possível observar que a estampa de tecido da persiana romana se une com a estampa da poltrona e das almofadas posicionadas em cima do sofá. Logo, é viável incluir uma persiana romana personalizada para cada ambiente, proporcionando harmonia entre os demais itens decorativos presentes no local.
Já, neste ambiente de cozinha compacta os moradores optaram por escolher uma persiana romana neutra de cor branca. Observe que o tamanho da persiana romana inserida na cozinha caiu perfeitamente no local. Logo, antes de adquirir uma persiana romana é muito importante anotar as medidas do espaço onde ela será incluída, para que a persiana romana se encaixe da melhor forma possível no ambiente.
Qual cor de persiana romana escolher?
As tonalidades mais utilizadas para persiana romana são as mais claras e neutras como, por exemplo, o branco, bege e cinza. Isso acontece, pois estas cores além de trazer leveza ao ambiente elas se harmonizam facilmente com outros estilos de decoração.
No entanto, caso você deseje incluir mais vida na decoração do seu ambiente procure incluir uma persiana colorida. Use e abuse das cores amarelo, verde, roxo, rosa, laranja, mas atente-se para que a escolha da persiana romana não deixe seu ambiente carregado.
Os modelos estampados são muito charmosos também e dão um ar mais personalizado ao ambiente, uma vez que o tecido estampado da persiana romana pode ser replicado para diferentes móveis e itens decorativos presentes no ambiente como, por exemplo, poltronas e almofadas.
Qual o tamanho ideal de uma persiana romana?
Muitas pessoas se questionam quanto ao tamanho ideal de uma persiana romana ou se ela precisa se estender até o chão ou não. Avaliando o cenário de uma forma geral, recomenda-se que a persiana romana apresente entre 10 e 20 centímetros a mais que a janela, isso tanto das suas laterais quanto da parte superior e inferior.
Como devo realizar a limpeza da persiana romana?
Uma das grandes vantagens da persiana romana se dá com a facilidade em que a persiana romana pode ser limpa. Recomenda-se que a limpeza da persiana romana seja feita, semanalmente, com um espanador de pó. Agora, passados alguns meses recomenda-se lavar a persiana romana com alguma empresa especializada no segmento.
Cortina persiana romana
Saiba que a cortina persiana romana pode ser utilizada em conjunto com os chamados tradicionais bandôs. Mas, o que vem a ser um bandô? Denomina-se como bandô o acabamento que fica na parte superior da cortina e que tem como função esconder o trilho.
De forma geral, esses bandôs podem ser feitos de gesso, madeira, alumínio ou MDF. Observe no ambiente abaixo como o bandô de gesso trouxe sofisticação para a decoração do quarto, pois sua presença escondeu o encaixe da persiana romana e os trilhos da cortina de tecido.
A persiana romana pode ser utilizada em diferentes ambientes da casa. No entanto, um dos cômodo que mais conta com a sua presença são os quartos.
Afinal, a persiana romana para quarto além de inibir a entrada de luz direto no cômodo ela transmite conforto e aconchego aos moradores que ali estão presentes. No ambiente abaixo, por exemplo, foi incluída uma persiana romana para quarto de casal na cor branca. Perceba que a persiana romana inserida neste cômodo foi feita sob medida se estendendo por toda a dimensão da janela.
Para o quarto infantil procure investir em persianas romanas coloridas e/ou estampadas, trazendo vida e alegria para este cômodo especial dos pequenos. No ambiente abaixo, foi escolhida uma persiana romana para quarto estampada. Veja, como as cores da persiana de harmonização com a tonalidade da parede dos móveis e do enxoval das camas presentes no local.
Persiana romana blackout
Agora, caso você deseje um ambiente mais intimista procure investir em uma persiana romana blackout. Isso porque, a persiana romana blackout mais do que limitar a entrada de luz no ambiente ela garante um descanso extra para aqueles que desejam um espaço mais reservado, afinal, sua principal função é eliminar por completo qualquer entrada de luz no local.
A persiana romana blackout é muito utilizada em ambientes de sala de estar, quartos e home office. No ambiente abaixo, por exemplo, foi inserida na decoração da sala de estar um modelo de persiana romana blackout nas duas janelas do ambiente transformando a sala de estar em uma verdadeira sessão de cinema.
Já, neste ambiente de quarto de casal os moradores optaram por incluir modelos de persiana romana blackout nas janelas posicionadas próxima a cama, eliminando por completo a entrada de luz natural, consequentemente garantindo um descanso extra ao casal.
Assista o vídeo com dicas de como escolher persiana romana