Uma das formas de artesanato mais clássicas nas casas brasileiras é a pintura em tecido. Quem nunca viu um pano de prato pintado na mesa de jantar da casa da vó ou teve um em casa na infância?
A variedade de estampas é incrível, mas as mais clássicas são aquelas que ilustram frutas, flores e animais. E fazer pintura em tecido é, na verdade, muito mais simples do que pode parecer. O artesão pode pintar à mão livre, seguir riscos – que são os modelos – ou ainda estêncil ou carimbos.
Se for do seu interesse, você pode aprender a fazer pintura em tecido sozinho, apenas pesquisando vídeos e pegando riscos na internet. Porém, investir em cursos também pode ser uma boa ideia. E, caso decida mesmo aderir à prática, pode fazer tanto para usar em casa quanto para vender.
Uma das grandes vantagens da pintura em tecido como fonte de renda é que exige pouco investimento e gera bons ganhos. Além disso, é uma atividade relaxante, que serve quase como terapia.
Dicas para iniciantes em pintura em tecido
Para quem se interessa em aprender como fazer pintura em tecido, este texto servirá como um guia com que há de mais básico nessa prática. Aqui você vai encontrar dicas sobre qual tecido usar, os materiais essenciais e mais! Confira e comece a se preparar.
Posts relacionados
1. Qual tecido comprar?
A pintura em tecido pode ser feita em várias superfícies, mais algumas das mais populares são a pintura em pano de prato, o jogo de banheiro pintado e o caminho de mesa pintado. Por isso, os ambientes onde é mais fácil encontrar esse tipo de pintura é a cozinha e o banheiro.
Os tecidos de algodão são os mais usados e recomendados para esse tipo de pintura, isso porque eles favorecem a aderência da tinta. Se o tecido for uma mistura com maior parte de algodão e fibra sintética, também pode ser usado. Já os totalmente sintéticos não são bons para a pintura em tecido.
Para a pintura em tecido, o ideal é que o material seja liso e tenha os fios próximos. Quanto mais delicada a fibra, mais fácil fica o deslizar do pincel.
Outra boa dica para quem quer saber como fazer pintura em tecido é lavar o pano assim que comprar. Isso vai tirar todas as sujidades do material, o que facilitará o seu trabalho. Porém, tome cuidado com os produtos que for usar, pois eles não devem alterar as fibras.
2. Quais são os materiais básicos?
Os materiais que você vai usar para fazer pintura em pano de prato ou em outros tecidos é facilmente encontrado em papelarias e lojas de artesanato. Os essenciais são os seguintes:
- Peças de tecido lisas
- Placa de madeira, MDF ou Eucatex para fixar o tecido
- Cola permanente
- Pincéis
- Tintas para tecido
- Clareador
- Diluente
Além desses itens, recomendamos também ter uma bandeja, paleta de tintura ou prato para colocar a tinta; um tanque para pincéis ou copo d’água; e um pano de limpeza para os pincéis. Já para transferir riscos ou desenhos para pintura em tecido, tenha em mãos papel carbono, lápis 6B e fita crepe.
3. Como passar os desenhos para pintura em tecido?
Para passar os riscos para o tecido, você vai precisar, primeiro, prender seu pano na placa de madeira, MDF ou Eucatex. Isso é parte essencial do passo a passo de como fazer pintura em tecido.
Para isso, passe a cola permanente na placa, espalhe-a igualmente por toda a superfície e espere ela secar. Quando secar, ela vai estar pegajosa. Aí é só começar a prender pelo centro e esticar o restante sem puxar demais o tecido.
Em seguida, para passar o risco, prenda-o com fita crepe sobre o tecido e por cima dele prenda o papel carbono. Passe o lápis sobre o contorno do desenho e retire tudo.
E aí, gostou das nossas dicas? Se souber de outras que possam ser úteis para outros iniciantes em pintura em tecido, deixe nos comentários!
lindos! Parabéns por mostrar coisas tão bonitas e inspiradoras.
Oi, Laura.
Ótimo texto. Estou iniciando agora com os trabalhos de pintura em tecido, mas ainda não saquei as melhores marcas de tintas… Você tem indicações?
Obrigada,
Valdirene Mendes do Amaral
gostei
gostei muito