Quem não sonha em ter a sua própria piscina no quintal de casa? No Brasil, onde os dias quentes e ensolarados são tão comuns, esse é o sonho de boa parte da população. E existem vários modelos de piscinas, mas aqui vamos falar especificamente sobre a piscina de vinil.
No entanto, para decidir se a piscina de vinil é a escolha ideal para a sua casa, primeiro você vai precisar saber quais são os diferenciais desse modelo, como fazer piscina de vinil e como cuidar dela. E tudo isso você vai descobrir aqui mesmo, confira!
Veja também:
O que é uma piscina de vinil?
A piscina de vinil é um tipo de piscina que é construída com alvenaria e coberta com um material chamado vinil para piscina ou bolsão de vinil. Por causa da base de alvenaria, ela é sólida, confiável, e devido ao vinil para piscina, impermeável.
O vinil para piscina é “moldado” de acordo com o projeto da piscina, ou seja, com o tamanho e as características específicas dele, como escada interna e afins. Isso quer dizer que a sua piscina de vinil não tem limitações de tamanhos ou formatos e você pode personalizá-la de acordo com a sua vontade e as limitações do seu terreno.
Piscina de vinil ou fibra?
A questão “piscina de vinil ou fibra” costuma ser bem presente na mente de quem está decidindo qual tipo de piscina terá em casa. Para tirar qualquer dúvida, vamos falar a seguir algumas vantagens e desvantagens de cada um desses modelos para que você possa decidir se quer ter uma piscina de vinil ou fibra em casa.
Na questão “piscina de vinil ou fibra”, talvez o ponto mais relevante é que a piscina de vinil permite personalização do projeto e a piscina de fibra, não. As piscinas de fibra são vendidas em modelos prontos e o seu projeto é que deve se adaptar ao modelo que você escolher.
Por outro lado, as piscinas de fibra podem ser mais baratas do que as de vinil, principalmente se você decidir fazer uma piscina suspensa, que dispensa a escavação do solo. No projeto abaixo, a piscina recebeu inclusive um acabamento lateral com jardim.
O tempo de instalação e a durabilidade média é praticamente a mesma para ambos os modelos e acabam não sendo quesitos muito decisivos na escolha de piscina de vinil ou fibra.
Como fazer piscina de vinil?
Agora vamos responder outra dúvida bem comum: como fazer piscina de vinil. Resumidamente, o processo de como fazer piscina de vinil é o seguinte:
Como construir uma piscina de vinil: Passo a Passo
- Escolher o local e faça a marcação do desenho da piscina;
- Realize a escavação do solo;
- Construa a estrutura com blocos de concreto, colunas e canaletas;
- Faça o reboco liso e o arredondamento das “paredes” e do fundo;
- Instale os sistemas hidráulicos;
- Instale o perfil de fixação do vinil para piscina;
- Coloque o vinil para piscina;
- Faça o acabamento lateral com a borda da piscina.
É claro que todo o processo é muito mais complexo do que parece nesse passo a passo, mas o processo de como fazer piscina de vinil é mais ou menos esse. Porém, não recomendamos tentar fazer essa obra sozinho, é necessário contratar uma empresa especializada.
Ah, a construção de uma piscina de vinil leva, em média, de 15 a 20 dias, que é um prazo bem rápido se comparado, por exemplo, com outros modelos que levam mais ou menos quatro meses para ficarem prontos. Por fim, complemente a área de lazer com móveis e acessórios de piscina.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Qual o valor de uma piscina de vinil?
Uma piscina de alvenaria “tradicional” passa por um processo de impermeabilização e é acabada com azulejos, pastilhas ou outros materiais similares. Já a piscina de vinil dispensa esse tratamento, pois o vinil para piscina já proporciona a impermeabilidade e ela tem uma estrutura de alvenaria mais “simples”.
Ambas essas características da piscina acabam tornando-a uma opção mais barata no final das contas, podendo custar até metade do preço de uma piscina de alvenaria. Uma piscina de vinil custa em torno de R$ 8 mil a R$ 30 mil.
O valor da piscina de vinil depende do projeto, do tamanho, do formato, dos detalhes etc. Aliás, o custo pode variar também de acordo com a região onde a piscina de vinil será construída, por isso busque fazer orçamentos com empresas próximas da sua casa.
Como cuidar da piscina de vinil?
Para garantir durabilidade – e garantir que você e seus amigos vão poder dar um mergulho sempre que quiserem – é essencial saber como cuidar da sua piscina de vinil. Primeiramente, saiba que a água da piscina de vinil deve ser permanente, ou seja, não precisa ser trocada.
Para garantir que a sua piscina de vinil esteja sempre limpinha, o ideal é fazer filtragem todos os dias e fazer a verificação do cloro pelo menos duas vezes por semana. Também é recomendado aplicar algicida semanalmente para evitar o aparecimento de algas na piscina.
Se perceber que a sua piscina está ficando suja, não entre em desespero e nunca a esvazie sozinho, somente se tiver autorização ou estiver acompanhado de um profissional especializado. Isso pode danificar o seu vinil para piscina ou até mesmo a estrutura de alvenaria.
Com o uso de produtos específicos para o vinil para piscina, aqueles recomendados pelo fabricante e/ou pela empresa que fez a instalação, você garante que a água da sua piscina esteja sempre em dia.
E, para te ajudar ainda mais, fizemos um passo a passo para você seguir quando quiser limpar a sua piscina de vinil:
Como limpar a piscina de vinil corretamente: Passo a Passo
- Aplique um algicida e escove a superfície para retirar as algas;
- Aspire os resíduos sólidos no fundo da piscina com um rodo aspirador;
- Peneire as sujeiras na superfície da água;
- Limpe as bordas com um produto apropriado de pH neutro e uma esponja macia;
- Meça os níveis de cloro livre, cloro combinado e pH da água;
- Ajuste o pH com um redutor ou elevador de pH caso seja necessário;
- Se for necessário aplicar cloro, dilua em um balde antes de jogar na piscina e não aplique todo o cloro em apenas um dia, pois o alto nível de cloro pode danificar o vinil.
Quanto tempo dura uma piscina de vinil?
A resposta curta é que a piscina de vinil dura, em média, 10 anos. Entretanto, apesar de ser considerada durável, a piscina de vinil tem, sim, algumas fragilidades.
O vinil para piscina pode ser danificado por objetos metálicos e pontiagudos, que podem acabar furando ou rasgando esse material. Dependendo do grau de danificação, pode ser necessário substituir todo o vinil, mas a boa notícia é que esse processo é bem simples, rápido e de custo baixo.
Ah, para garantir a durabilidade da sua piscina de vinil, o acabamento na hora de fazer a instalação do vinil para piscina deve ser muito bem feita. Por isso, procure contratar profissionais especializados e experientes.
Como remendar piscina de vinil
E se a piscina de vinil estiver com um pequeno rasgo ou furo, o que fazer? Será que você vai precisar trocar todo o vinil para piscina? Não, nesse caso você vai precisar apenas saber como remendar piscina de vinil.
Quando você perceber um furo ou rasgo na sua piscina de vinil, é necessário remendá-la o mais rápido possível para evitar vazamentos, infiltrações e problemas maiores. E, para fazer isso, você vai precisar de um “kit remendo” ou “kit reparo”.
Encontrar um kit desses é o primeiro passo de como remendar piscina de vinil. Neles costumam vir corretivos e adesivos. Com um deles em mãos, siga esse simples passo a passo de como remendar piscina de vinil:
- Limpe bem a superfície que foi danificada;
- Corte um pedaço do remendo pelo menos 2,5 cm maior do que o furo no vinil;
- Aplique o adesivo sobre o rasgo e mantenha pressionado por alguns minutos.
Simples, não é mesmo? Para fazer o remendo, você não precisa esvaziar a sua piscina de vinil. Caso o furo esteja no fundo da piscina, é só usar um objeto pesado para ajudar na fixação. Porém, se o dano for muito grande, chame uma empresa especializada.