Para quem está à procura de uma decoração criativa, funcional e barata, a prateleira de corda certamente é uma ótima alternativa. Podendo ser comprada ou criada em diferentes tamanhos, formatos e cores, uma coisa é possível afirmar: a prateleira de corda acumula cada vez mais fãs por onde passa. Afinal, é difícil não se apaixonar pelo design charmoso e versátil.
Pensando nisso, preparamos esse post especialmente para você que deseja incluir uma ou várias prateleiras de corda na decoração de casa, escritório ou estabelecimento comercial. Confira as diferentes maneiras que a prateleira de corda para compor seu décor. Se inspire nos modelos e se jogue nessa nova tendência!
Veja Também:
Como usar a prateleira de corda na decoração?
A prateleira de corda pode complementar a decoração de diferentes ambientes da casa como sala de estar, sala de jantar, banheiro, quarto, lavanderia, varanda, home office e, portanto, assumir funções distintas mediante ao cômodo em que ela está sendo exposta.
Na sala de estar, a prateleira de corda pode preencher a parede atrás do sofá e servir de apoio para quadros decorativos, livros, esculturas, vasos de plantas pendentes e porta retratos. No projeto abaixo, a parede de tijolinho se conecta com as prateleiras e as cordas em tom preto realçam ainda mais a decoração industrial do cômodo.
Agora em se tratando de um ambiente integrado, a prateleira suspensa de corda pode ser usada como divisória de ambientes, delimitando sutilmente cada espaço do imóvel.
Na cozinha, a prateleira de corda pode ser fixada acima da bancada e servir de apoio para vasos de temperos, potes herméticos com doces, salgados, massas e cereais e livros de receitas.
No dormitório de solteiro ou no quarto de casal, a prateleira de corda pode assumir a função do criado-mudo, uma vez que é posicionada ao lado da cama. Sua estrutura pode servir de apoio para vasos de plantas, despertador, livros, porta retrato, dentre outros objetos.
Na decoração de quarto do bebê, a prateleira de corda pode ser fixada próxima a poltrona de amamentação ou acima da cômoda com trocador, como na imagem abaixo. Sua estrutura pode acomodar ursinhos de pelúcia, porta retratos, vasos e demais acessórios de uso diário.
Seja no lavabo ou banheiro, a área acima do vaso sanitário pode ser preenchida por uma linda prateleira de corda. No ambiente, sua estrutura decora e ajuda na organização do cômodo servindo de apoio para toalhas de rostos, vasos de plantas e kits de higiene e cuidados pessoais.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraNo terraço ou varanda de apartamento, a prateleira de corda suspensa pode favorecer na criação de uma deliciosa e saudável horta vertical. Alface, rúcula, coentro, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim e pimenta são alguns temperos e hortaliças que podem ser cultivados nesse espaço.
Como prender a prateleira de corda na parede?
Em grande parte das inspirações apresentadas as prateleiras de corda estão presas por ganchos de parede ou pequenos suportes, mas saiba que é possível apostar em outros elementos criativos para suspendê-las no ambiente, como canos de pvc, bastões de madeira, chapas metálicas perfuradas, etc.
Outra maneira de deixar a decoração ainda mais estilosa e descontraída é optar por prender as cordas das prateleiras em um único gancho na parede, de forma que fiquem no formato triangular, como na imagem abaixo.
Como fazer prateleira com corda de sisal?
A prateleira de corda é uma tendência de artesanato e DIY (Do It Yourself), que traduzido significa “faça você mesmo”. Por isso, se você se identifica com esse universo e deseja aprender como fazer prateleira de corda de sisal na prática, veio ao tópico certo. Confira abaixo o passo a passo que preparamos para você.
Como fazer prateleira com corda de sisal: lista de materiais
- Uma tábua de madeira (70 cm x 30 cm)
- Lixa de madeira
- Trena ou régua
- Lápis
- Fita crepe
- Furadeira com brocas para madeira
- Ganchos de parede com bucha para fixação
- Corda de sisal
Como fazer prateleira com corda de sisal: passo a passo
- Faça as marcações dos 4 furos na tábua de madeira. Nesta etapa, fazendo uso da trena ou régua e com o lápis faça a marcação de 3cm x 3cm em cada extremidade da tábua, totalizando 4 marcações;
- Pegue a furadeira e sobre o ponto de lápis faça os 4 furos na tábua;
- Lixe toda a tábua de madeira, eliminando qualquer imperfeição ou fiapo;
- Corte 4 pedaços de corda de sisal (1 metro cada corda)
- Dê um nó em uma das pontas de cada corda, já na outra extremidade da ponta da corda passe uma fita crepe, para facilitar a passagem da corda pelo furo da madeira;
- Passe as a ponta com fita crepe das 4 cordas de sisal pela tábua de madeira;
- Junte as duas pontas da corda com um nó em uma lateral e depois faça o mesmo na outra lateral da tábua. Aperte bem;
- Com o auxílio da furadeira, faça dois furos na parede onde a prateleira de corda irá ficar exposta. Posicione a bucha e o gancho nos dois furos;
- Por fim, pendure sua prateleira de corda na parede.