Quando falamos em objetos decorativos ou móveis de rattan, logo pensamos em casas de praia ou aquelas charmosas residências de campo com varanda. No entanto, esse material não se limita a esse tipo de ambiente. Ele pode ser utilizado na decoração de espaços internos, externos e até mesmo em casas modernas.
Então, se você deseja levar a beleza do rattan para a sua casa, mas não sabe por onde começar, confira nossas dicas e inspire-se com projetos de Duda Senna, SP Estudio Arquitetura, Fenda Arquitetura, Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores, Breno Santiago, Mandril Arquitetura, Travessa Arquitetura e Rafael Granero e Ana Lívia Mafra.
O que é rattan?
Muitas pessoas confundem o rattan com o vime devido à semelhança entre os dois materiais. No entanto, a principal diferença está na planta de origem. Embora o rattan e o vime sejam trabalhados de maneira semelhante, eles têm origens distintas.
O rattan, também conhecido como palha indiana, palhinha indiana ou palha da índia, vem de uma palmeira chamada Calamus Rotang, originária de países da Oceania e Ásia. Já o vime é extraído de árvores como o salgueiro e o chorão.
A palhinha indiana pode ser encontrada em duas versões: natural e sintética. A versão natural é flexível e resistente, permitindo a criação de peças simples, como um cesto, ou mais elaboradas, como cadeiras. Além disso, a palhinha indiana natural pode revestir paredes, tetos e forros, trazendo um toque natural e sofisticado a diversos ambientes.
A versão sintética, produzida com materiais plásticos como o polietileno, imita a aparência da natural e é ideal para áreas externas. A palhinha indiana sintética oferece maior durabilidade, é fácil de limpar e resiste bem às condições climáticas, mantendo sua aparência por mais tempo.
Outra vantagem é que o rattan também é um material sustentável. Mas, quando cresce na natureza tende a sufocar as plantas ao redor. Por isso, ao retirar essa palmeira para fabricar itens como móveis ou revestimentos, as outras plantas se beneficiam.
Como usar o rattan (ou palhinha indiana) na decoração?
Existem muitas formas de incorporar as fibras naturais do rattan na decoração. Uma das maneiras mais simples e versáteis é através de sousplat, um prato com diâmetro maior que fica abaixo do prato com alimento para proteger a toalha de mesa de respingos.
O sousplat de rattan pode ser usado em várias ocasiões, desde um almoço informal de domingo até a decoração da mesa dos convidados em um casamento simples ou rústico. Além do sousplat, itens como caixas organizadoras e até cabideiros de são perfeitos para incrementar os ambientes do dia a dia.
A caixa organizadora de rattan é uma excelente escolha tanto para organização quanto para incrementar o espaço. Afinal, seu acabamento bonito confere um toque charmoso ao ambiente, fazendo com que esses itens geralmente não fiquem escondidos nos armários, mas se tornem elementos importantes no décor.
O cesto de rattan tem uma função semelhante à da caixa organizadora, mas é mais comum em salas de estar ou varandas, onde pode ser usado para armazenar revistas ou uma manta ao lado do sofá. Outra forma criativa de usar essa peça é transformá-la em um cachepot.
Uma dica importante para usar o rattan na decoração é lembrar que ele não se limita a ambientes rústicos. Esse material é versátil e combina com estilos modernos, clássicos e sofisticados. O segredo está em usá-lo com equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente.
Vale destacar que itens de rattan podem ser aplicados em quase todos os ambientes da casa, como sala, cozinha, espaço gourmet e banheiro. Móveis e objetos de rattan também podem ser personalizados com pintura ou verniz para um acabamento único.
Quais cuidados deve-se ter com o rattan?
Embora o rattan sintético seja perfeito para áreas externas, o rattan natural exige cuidados especiais. Exposto diretamente ao sol e à chuva, ele pode deteriorar-se com o tempo. Por isso, para preservar sua durabilidade, é recomendável usá-lo apenas em ambientes internos ou em áreas externas cobertas, como varandas com toldos ou gazebos.
Para manter seus móveis de rattan natural em bom estado, limpe-os regularmente com um pano seco para remover a poeira. Caso haja manchas, use uma flanela umedecida com água e sabão neutro, e depois seque bem a peça. Para limpar no dia a dia, é só passar um pano limpo, seco e macio para tirar a poeira dos móveis.
E para garantir ainda mais proteção, você pode aplicar um verniz adequado, que vai ajudar a proteger o material contra a umidade e a luz solar indireta.
Já os móveis de rattan sintético podem ser tranquilamente expostos a mudanças climáticas. Porém, é importante também fazer uma limpeza periódica para remover a sujeira acumulada com água e sabão suave.
Para prolongar sua vida útil, guarde-os em locais cobertos durante o inverno ou períodos de chuva intensa, especialmente em regiões onde o clima é mais rigoroso.
Agora que sabe mais sobre o assunto, é hora de dar um toque natural e sofisticado ao seu lar com as telas de rattan!
Seja em cadeiras, sofás, cabeceiras ou até mesmo em painéis, as telas de rattan são ideais para adicionar acolhimento e personalidade ao seu lar. Com sua textura natural e versatilidade, o material vai conferir um toque artesanal e elegante, criando ambientes únicos e cheios de charme.
E então, quer adquirir as telas de rattan? Confira os produtos da Rattan Shops na Viva Decora e aproveite 5% de desconto na compra de palhinha indiana!
Que tal continuar a conferir mais projetos que usam o rattan? Confira mais inspirações a seguir!