Home Relato de Projeto Apartamento Contemporâneo: Relato de Projeto Apto 43 por Natália Salla

Apartamento Contemporâneo: Relato de Projeto Apto 43 por Natália Salla

0

O Apto 43 faz parte da história de um casal jovem em busca do seu primeiro lar, onde o projeto desenvolvido pelo escritório Natália Salla Arquitetura e Interiores aliou funcionalidade e estética para transformar os 64m² em espaços adequados à rotina do casal.

Com espaços integrados e conceito contemporâneo, o projeto mistura tendências com elementos de design atemporal, equilibrados sobre uma base de tonalidade cinza – o Cinza Nevoeiro, da Tintas Suvinil – que foi escolhida à dedo pela arquiteta.

apto 43 sala de estar poltrona
1. A sala de estar do Apto 43 traz detalhes em cimento queimado, suavizados por tons quentes do piso e dos tapetes.
2. O piso da cozinha delimita os ambientes. O destaque vai para a prateleira decorativa com livros próximos ao teto.

O corredor principal, que dá acesso aos quartos do apartamento, foi pintado de Fiorde Tropical, também da Tintas Suvinil, em busca de uma cor que trouxesse serenidade e tranquilidade para a casa, fundamentais para equilibrar a rotina corrida vivida pelos moradores na cidade de São Paulo.

A sala, integrada com a varanda, traz a percepção de um espaço amplo e confortável, ampliando o ambiente social que serve para receber os amigos do casal aos finais de semana. A personalidade do casal se expressa através da preferência pelos materiais naturais como o Cimento Queimado, da Ibratin, e o piso em madeira Cumaru, da Assoalhos Morumbi, além dos objetos decorativos trazidos de viagens, com destaque especial para o Mapa Mundi, desenhado à mão pelo artista Biel Siqueira, onde os moradores interagem com a arte, marcando os locais pelos quais já estiveram.

3. A disposição dos móveis é harmoniosa . O corredor, pintado em tom de azul, quebra a monotonia.
4. A sala de jantar minimalista tem cadeiras diferentes entre si. O mapa mundi na parede relembra as viagens feitas pelo casal.

Outra paixão do casal que teve espaço garantido no projeto são os vinhos e bebidas, que ficam no terraço do apartamento, com duas poltronas confortáveis que servem como suporte para esses momentos. Uma com design atemporal e outra com design moderno, trazendo diversidade e personalidade ao ambiente.

5. Poltrona moderna e poltrona clássica que deixam a varanda do Apto 43 mais descolada.
6. A composição de armários tornou a varanda funcional.

A cozinha ganhou uma quantidade considerável de armários com a retirada da parede que a dividia com a sala, possibilitando a organização adequada e a integração com os outros ambientes. A base monocromática de cinza e preto ganhou movimento através do revestimento Seventies Mix Portland, da Portobello. A lavanderia fica escondida pelos armários e pela continuidade da bancada, que recebeu um tanque esculpido em granito preto São Gabriel, praticamente imperceptível.

7. A cozinha traz a versatilidade dos tons cinzentos, com bancada branca delimitando os ambientes.

O banheiro social foi transformado em um Lavabo e ganhou um roupeiro espaçoso no lugar do box. Tons de branco, preto e amarelo concebem o projeto desse ambiente, que tem um conceito alegre e descolado para se destacar da base cinza que prevalece no apartamento. Itens decorativos em concreto, como a saboneteira da Traço Objetos, ganham destaque sobre a cuba esculpida em pedra e reflete a característica dos outros ambientes trabalhados em tonalidades cinzas e com textura de cimento queimado, trazendo unidade ao apartamento.

8. O banheiro traz o amarelo como ponto de cor e elementos interessantes, como a saboneteira em concreto.

O primeiro quarto tem como função principal servir de Home Office, uma vez que os moradores trabalham em casa com frequência e precisavam de um espaço adequado para as funções profissionais. Por esse motivo, recebeu uma bancada espaçosa que ocupa toda a parede e permite que as atividades sejam realizadas adequadamente. O Home Office recebeu também um bicama, projetado sob medida, para receber os familiares e amigos, servindo também como quarto de visitas. O papel de parede tem como função aumentar a percepção visual do espaço, através do desenho geométrico tridimensional que cria essa sensação visual.

9. O home office com bicama é ambiente de trabalho e recebe hóspedes.

O quarto do casal carrega elementos mais clean e suaves, essenciais à ambientes de descanso para repor as energias. Os quadros de Mandalas desenhados à mão pela Amandalas.pmp equilibram o ambiente e estão relacionados à personalidade do casal.

O espelho, aplicado em todas as portas do guarda roupas, aumenta significativamente o ambiente, gerando uma sensação de conforto. O quadro geométrico da Urbanarts, as almofadas estampadas em preto e branco da Cosi Home e a manta em maxi-tricot da Dtricot geram movimento na decoração através da mistura de texturas.

10. O quarto traz elementos que se destacam, como a colcha tendência e os quadros nas paredes.

O banheiro da suíte ganhou personalidade através dos metais em Gold Matte da Deca, mantendo todos os revestimentos existentes e trocando apenas o porcelanato de uma das paredes do box por uma pastilha em madre pérola da Portobello, que deixou o nicho e a bancada de granito preto São Gabriel mais leves e delicados.

11. O banheiro do Apto 43 ganhou detalhes na cor dourada, que dão mais destaque e elegância para o ambiente.

Espaços com história e personalidade resumem o conceito desse apartamento, que está em constante transformação pelos moradores, que vão trazendo peças de viagens, comprando um item diferente que escolhem juntos ou que ganham de amigos e familiares. Significado e personalidade caminham juntos e se fortalecem com o passar do tempo.

*Fotos do projeto por Mariana Orsi

Natália Salla é Arquiteta e Urbanista pós graduada em Concepção e Gestão de Projetos e acredita que Arquitetura e Interiores é a materialização do sonho de cada pessoa expressando sua individualidade através da arte.

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile