Repagine sua varanda

Não importa se você mora em casa ou apartamento. Ter um espaço verde, cheio de vida é ideal para repor as energias, ler um bom livro ou receber os amigos para um café no fim da tarde. Além de cultivar várias espécies de plantas, o local pode ser utilizado também como mini-horta, potencializando sua qualidade de vida e trazendo mais beleza para o seu lar. Então, aproveite nossa dicas e  inspire-se para sujar as mãos e transformar sua varanda em um ambiente diferenciado!

Verde em folha!

Com criatividade, disposição e um pouco de investimento é possível transformar seu espaço. Uma opção barata e prática é instalar um deck de madeira em umas das paredes e brincar com a disposição de prateleiras. Elas são ideais para receber as plantas e compor um jardim vertical, com cactos, suculentas, orquídeas e outras. Esta configuração é ideal para ambientes pequenos, por isso se tornou cada vez mais comum em sacadas de apartamentos.

Mas não se esqueça: independentemente do tamanho do seu jardim é necessário dedicar-se a ele, com regas e podas periódicas, lembrando que as plantas são organismos vivos que precisam de cuidados. Uma dica para não perder a praticidade é cultivar espécies perenes que não exigem tanta manutenção e evitar aquelas que possuem o sistema radicular agressivo, pois suas raízes crescem rapidamente e podem danificar o vaso em que estão acomodadas.

Analise também a incidência de sol e vento que a varanda recebe. Esses fatores são decisivos para escolher o tipo de planta que deverá ser cultivada. Se a área é bastante iluminada, invista no cultivo de Bromélias, Flor Peixinho, Véu-de-noiva e Brinco-de-princesa, essas plantas são ideais para locais claros. Agora, para aqueles com pouca luz, Samambaias, Renda-portuguesa, Avenca e Chifre-de-veado são bem-vindas. Você também pode cultivar uma pequena horta, com rúcula, coentro, cebolinha, cheiro verde e outras hortaliças. Assim, além de garantir mais verde para sua casa, você ainda ganha em qualidade de vida e saúde.

Invista nos detalhes!

Após escolher o tipo de planta que mais se adapte ao seu gosto e ao seu estilo de vida, está na hora de decorar seu jardim. Você pode utilizar decks de madeira para compor ambientes em diferentes níveis, iluminação especial, com luminárias de madeira ou de fibras naturais. Efeitos na pintura trazem charme ao local e não demandam tanto investimento, assim como adesivos e papéis de parede, que podem ser aplicados conforme a sua criatividade. Escolher um lado da parede para receber um jogo de quadros de diferentes tamanhos é uma composição acessível ao bolso e com certa sofisticação.

Se a intenção é também criar um cantinho para relaxar, invista em futóns e pufs coloridos. Preste atenção no tipo de tecido de que esses móveis são revestidos e prefira aqueles que podem ser lavados periodicamente, afinal, eles estarão expostos às intempéries do tempo. Depois de seguir todas essas sugestões, chame os amigos, abra um bom vinho e desfrute do seu novo espaço!

Veja também

Como Afiar Faca: Aprenda 7 Técnicas Práticas e Seguras

Saber como afiar faca é uma habilidade indispensável para...

Banheiro Preto: Saiba Como Decorar +10 Modelos Inspiradores

A decoração de banheiro preto pode ser percebida como...

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

A organização da cozinha é fundamental para otimizar o...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome