Home Arquitetura O design nos lares como forma de proporcionar experiências de felicidade

O design nos lares como forma de proporcionar experiências de felicidade

0

Como os ambientes auxiliam na resposta à intensidade da vida moderna, que encontra refúgio no humor e na alegria

 

Coleção Dinda da CEUSA na parede
Coleção Dinda da CEUSA na parede| Foto: Divulgação

 

 Em resposta à intensidade da vida atual, o lar tem se transformado em refúgio para a diversão e relaxamento. Essa é uma tendência apontada em pesquisas recentes, que surge como resposta à intensidade e pressão da vida moderna. De acordo com uma pesquisa da IKEA, 54% das pessoas globalmente acreditam que o aspecto mais importante do lar é a capacidade de celebrar e relaxar e 56% dizem que o lar é onde experimentam mais a diversão.

Em meio a um novo cenário, em que as pessoas querem “ser feliz em casa”, com pequenas experiências de felicidade, cresce a busca dos consumidores por produtos e serviços que sejam parceiros na conquista do equilíbrio mental e que elevem o espírito diante de tanta seriedade. Nesse contexto é que aumenta também a procura por experiências que promovam riso e alegria por meio da celebração de pequenos prazeres no cotidiano.

A ideia das microalegrias, segundo os estudos, está relacionada especialmente a três pilares: comunidade, cuidado e realização pessoal. Por comunidade entende-se a busca pelo convívio social, a troca de experiências e o compartilhamento de espaços. O cuidado se refere ao autocuidado, à dedicação de um tempo para si. A realização pessoal ganha uma perspectiva mais fluida, relacionada ao prazer e bem-estar.

“Para muitos consumidores, a satisfação na vida não está mais limitada à carreira e sucesso financeiro. Eles querem ter acesso a experiências e produtos que estimulem o bem-estar e a alegria. Esta mentalidade vai florescer mais ainda à medida que as pessoas continuam a refletir o que os deixam realizados.” A afirmação de Nieke Creemers, pesquisadora da Stylus para o estudo Arquitetura da Experiência, da Dexco, confirma essa visão.

 

É neste cenário que os designs inovadores e alegres para entretenimento e interações reconfortantes ajudarão as pessoas a relaxar e ultrapassar sentimentos de isolamento que tivemos ao longo destes últimos anos. Nos ambientes, o estímulo ao bem-estar é provocado não apenas visualmente, mas por meio de diferentes sensações positivas. A amplitude, integração e fluidez dos projetos de arquitetura refletem essa tendência enquanto fazem com que o papel dos espaços para o convívio social seja repensado. Cores, texturas, elementos que criam uma atmosfera de paz, harmonia e alegria são integrados no dia a dia de forma simples, mas significativa.

 

Coleção Dinda da CEUSA | Foto: Divulgação

 

 A linha Dinda, da Ceusa, lançada este ano, é um exemplo de revestimento cerâmico que abarca essa tendência. Nela, as peças, de formato alongado com baixo relevo, exploram a estética da cerâmica artesanal, remetendo ao cuidado do que é feito à mão, em um tempo que não o do relógio. Na versão MIX, pontos coloridos aleatórios são distribuídos na superfície, trazendo movimento para o design e destaque para o local onde for aplicada, à semelhança do que acontece na moda com os acessórios. Adornos que imprimem estilo, beleza e cor, criando ares que brincam com as formas de um jeito lúdico. O nome Dinda pode parecer inusitado, mas tem um porquê: nos remete à conexão afetiva que temos com alguém. Os produtos contam com dois diferenciais Ceusa: Junta Seca e Monocálibre.

“É como ouvir sua música favorita, tomar um banho relaxante ou brincar com o pet. O design é uma ferramenta que contribui para um cotidiano mais leve, mais divertido, por meio do qual também é possível imprimir a própria personalidade, o que é fundamental para a criação de ambientes mais agradáveis e que sejam um antídoto às tensões”, destaca Patrícia Zanivan, coordenadora de Design de Superfícies da Ceusa.

 

Coleção Italian Days, na parede e piso, collab entre a CEUSA e SOUQ by Traudi Guida | Foto: Divulgação

 

 A Coleção Italian Days, collab entre Ceusa e SOUQ by Traudi Guida, inspirada nos dias ensolarados da Sicília, na Itália, com suas cores e formas também vai ao encontro da tendência “HomeJoy” – de querer adaptar as casas para o entretenimento, a diversão, para receber amigos e família – o que equivale a um efeito de cura.
Vestir paredes com cor, estampas e acessórios também é uma forma de viver bem, de estar em contato com a alegria. “A coleção apresenta peças que permitem combinações de memórias. Tons e formas que transitam entre o estilo sereno e a alegria expressiva. Infinitas possibilidades de composições que evocam o espírito e a energia da Itália, com cinco modelos decorados e dois neutros que podem ser combinados de infinitas maneiras, criando estampas ora mais marcantes, ora mais discretas”, diz Zanivan.

 

Coleção Italian Days, na parededa bancada collab entre a CEUSA e SOUQ by Traudi Guida | Foto: Divulgação

 

Sobre a Ceusa

Vestir a casa das pessoas com estilo e personalidade é o que move a Ceusa, marca de revestimentos cerâmicos que faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca Criatividade que surpreende, a Ceusa tem em sua essência ser ousada, intensa e inovadora, criando produtos que levem mais alegria para a vida e os ambientes das pessoas. Os revestimentos apresentam combinações de cores, estampas e acessórios que surpreendem pelo profundo olhar nas tendências do mundo contemporâneo, na moda, arquitetura, tecnologia e comportamento do consumidor.

Se inspire em projetos de profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.

Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop, lá você os revestimentos da CEUSA.

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile