Quem está por dentro do mercado de artesanato sabe: as rosas de papel são peças muito populares. Enquanto elementos mais elaborados e feitos de materiais nobres muitas vezes não são procurados, as boas e velhas rosas de papel são verdadeiros curingas. Além de serem usadas para diferentes propósitos, são muitos os modelos de rosas de papel disponíveis no mercado.
Um exemplo claro disso são as rosas de papel crepom, que podem ser facilmente feitos por você com o auxílio de poucos materiais e ferramentas. No que diz respeito ao tamanho dos modelos, a variedade permanece, já que você consegue encontrar sem dificuldade tanto as mini rosas de papel quanto as rosas de papel gigantes, que são ótimos elementos decorativos.
Ou seja, falar das rosas de papel é o mesmo que falar de um objeto que sempre vale a pena ter em casa. Você ainda pode usar molde de rosas de papel para decorar sua festa, tendo em vista que são muitas as celebrações que combinam com a estética oferecida pelos trabalhos artesanais. Em outras palavras, as rosas de papel sempre possuem uma função importante.
Se você ficou interessado em saber tudo sobre as rosas de papel, saiba que veio ao lugar certo. Continue lendo e confira uma série de informações valiosas sobre os principais modelos do mercado. Para aqueles que gostam de colocar a mão na massa, também preparamos um passo a passo imperdível de como fazer rosas de papel, além de uma galeria muito inspiradora.
Veja também:
As rosas de papel crepom
Um dos modelos de rosas de papel mais populares é o feito de crepom. Quem nunca, na época de escola, tentou fazer um bonito arranjo de rosas de papel crepom? Pois é, isso ocorre pelo fato de este ser um modelo versátil e de aparência muito similar à flor natural. Ou seja, se você deseja algo realista, as rosas de papel crepom são a melhor das opções nesse mercado.
Ainda assim, é preciso ter em mente que se for o caso de você mesmo tentar fazer suas rosas de papel, trabalhar com o crepom pode ser difícil. Enquanto papeis de outras densidades permitem uma maior manipulação, optar pelo molde de rosas de papel crepom vai exigir um cuidado extra, já que estamos falando de um material delicado e de difícil mobilidade.
As rosas de papel gigantes
Quem conhece as rosas de papel com certeza já deve ter visto os modelos que chamam a atenção pelo tamanho. Chamadas de rosas de papel gigantes, essas peças são muito usadas em decoração de festas de casamento, aniversários e outros tipos de celebrações. Para decorar uma bonita mesa ou parede, por exemplo, as rosas de papel gigantes são mais do que perfeitas.
É também comum encontrar molde de rosas de papel gigante sendo vendido como peça de painel. Nesse caso, você consegue criar lindas ilhas decoradas, as quais podem ser usadas como um ambiente de fotos em uma festa ou até mesmo um mural para quartos e, a depender do papel, quem sabe áreas externas. Ou seja, com as rosas de papel, a sua imaginação é o limite.
As mini rosas de papel
Em total oposição aos modelos gigantes, há no mercado as boas e velhas mini rosas de papel. Além de ser super delicado, esse é um tipo de rosas de papel que chama a atenção por permitir uma série de usos. Você pode, por exemplo, usar as mini rosas de papel para compor lembrancinhas de uma festa de casamento e aniversário – algo simples, porém inteligente.
Para quem gosta de melhorar peças decorativas e produtos que servem de enfeite, as mini rosas de papel também são perfeitas. É comum encontrar quem as use para melhorar a moldura de quadros, telas e outros tipos de estruturas. De modo mais simples, ainda é possível usar as mini rosas de papel de forma avulsa, jogando-as sobre uma mesa de festa ou jardim artificial.
Como fazer rosas de papel?
Se você chegou até aqui, certamente está se fazendo a tão famosa pergunta: “Como fazer rosas de papel?” De modo geral, essa é uma tarefa que pode ser feita de diferentes formas, tendo em vista a pluralidade de modelos que existem no mercado. No entanto, se você apenas quer descobrir como fazer rosas de papel, sem distinção de modelo, separe os seguintes materiais:
- Cartolina de qualquer cor;
- Lápis de escrever;
- Tesoura;
- Cola branca;
- Galhos.
Com os materiais e ferramentas devidamente separados, siga o passo a passo abaixo: