Tirar os sapatos ao chegar em casa é um hábito que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, principalmente após a chegada da pandemia da Covid-19, uma vez que essa atitude minimiza a entrada de germes, bactérias e demais sujeiras do ambiente externo para o ambiente interno. Não à toa: que muitas pessoas passaram a aderir ao uso de uma sapateira para hall de entrada em sua decoração.
Mas, como incluir essa peça versátil e extremamente funcional no ambiente sem prejudicar a circulação de pessoas que entram e saem da casa? Ou melhor como convencer familiares e amigos a tirarem os sapatos assim que chegam em nosso lar? O post de hoje responde a essas e outras perguntas sobre o uso de sapateira para hall de entrada. Confira!
Veja também:
Por que incluir uma sapateira para hall de entrada?
Segundo a tradição japonesa, tirar os sapatos assim que se chega em casa vem de uma superstição que diz o seguinte: ao se criar uma higiene física no ambiente, se cria também uma higiene espiritual, ou seja, a partir do momento que a pessoa retira os sapatos ao entrar em casa, ela se liberta das energias ruins acumuladas na rua, deixando-as fora do lar. Além dessa tradição japonesa mencionada, separamos abaixo mais 4 motivos que reforçam a importância de tirar os sapatos ao entrar em casa.
1. Cuidado com a saúde
Um estudo realizado pela Universidade do Arizona apontou que existem mais de 420mil bactérias na área externa dos calçados e muito embora a maioria dessas bactérias não cause problemas a um adulto saudável, elas podem causar diarréias e infecções, principalmente as crianças que engatinham no chão da casa e vivem levando as mãos à boca.
2. Facilita a limpeza e manutenção da casa
O piso, assim como, os tapetes da casa permanecem limpos por mais tempo, contribuindo com a manutenção do lar.
3. Protege o piso
Manter o hábito de colocar os calçados na sapateira para hall de entrada minimiza o atrito dos sapatos sobre o piso da casa. Pisos de madeira ou porcelanatos polidos, por exemplo, podem sofrem com esse contato diário e constante.
4. Proporciona bem-estar ao corpo
O ato de tirar os sapatos traz uma sensação de conforto e ajuda a relaxar o corpo. Como resultado, seu corpo e mente desacelera e o bem-estar é inevitável.
Como pedir para as visitas tirarem os sapatos antes de entrar?
Como tirar os sapatos ao entrar em casa ainda não é um hábito muito difundido em nosso país, como fazer para pedir que os familiares e amigos visitantes deixem os calçados na sapateira para hall de entrada, sem constrangê-los?
Bom, assim que os visitantes chegarem avise-os que gostaria que tirassem e colocassem os calçados na sapateira para hall de entrada. Já para reuniões maiores, a dica é avisar na hora do convite, seja ele impresso ou digital. Neste caso, você pode incluir uma frase descontraída no convite como: “Aqui dentro de casa não temos o hábito de andar com calçados, então cuidado para não vir com a meia furada”.
Para os mais tímidos que sentem vergonha de fazer esse pedido uma das dicas é incluir um tapete emborrachado ou capacho na hall de entrada com os dizeres “Tire os sapatos e relaxe” ou “Deixe a rua lá fora, tire os sapatos”. É claro, em alguns momentos, algumas pessoas podem ficar desconfortáveis com a retirada dos seus sapatos, logo, para esse casos a recomendação é passar um paninho no chão assim foram embora.
Conheça diferentes modelos de sapateira para hall de entrada
No mercado é possível encontrar uma variedade enorme de modelos de sapateiras. Por essa razão, nada de escolher a primeira sapateira que encontrar pela frente, ok? Afinal, a peça além de se conectar com a decoração do espaço, seu tamanho e formato não podem atrapalhar a circulação de pessoas no ambiente.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraPara combinar com o estilo rústico ou Boho Chic é indicado escolher uma sapateira para hall de entrada de madeira. Já para combinar o estilo minimalista ou cottage essa mesma sapateira pode receber acabamento em branco. Para aqueles que dispõe de paredes livres outra dica é optar pelas versões de sapateira com prateleira.
Para cômodos pequenos, o ideal é que a sapateira para hall de entrada venha em forma de banco, pois a pessoa além de organizar os sapatos no móvel pode usá-lo como apoio quando for calçá-los. Sapateiras verticais também são ótimas alternativas para quem mora em ambientes pequenos e acomodam vários pares de sapatos.
Em alguns projetos, a sapateira para hall de entrada pode ser feita sob medida para o ambiente. Na imagem decorativa abaixo, foi criado um espaço personalizado para apoio de casacos, bolsas e sapatos logo na entrada de casa.
Opções criativas e baratas de sapateira para hall de entrada
Para aqueles que se identificam com o conceito DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) a dica é soltar a imaginação e a criatividade para confeccionar sua própria sapateira. Neste caso, procure analisar quais objetos já existem em sua casa e quais podem ser reaproveitados.
O caixote de feira é uma das opções que podem te auxiliar na criação dessa peça. Contudo, na falta de caixotes de madeira em casa você também pode optar pelo uso de engradados de plástico como no exemplo abaixo. Observe que as almofadas estampadas e rodinhas agregaram valor e funcionalidade a peça.
Bloco de concreto e tábua de madeira também podem dar vida a uma linda sapateira para hall de entrada. Então, porque não apostar nessa peça tão engenhosa e criativa, não é mesmo?
Agora que você já sabe da importância de tirar os sapatos e colocá-los na sapateira para hall de entrada, que tal dar uma olhada em nossa galeria de fotos abaixo. Garanto que você vai se apaixonar pelos modelos de sapateira que separamos para você!