A área do sótão quando bem planejada e decorada pode se tornar um dos melhores ambientes da casa. No entanto, como esse ambiente varia muito de tamanho, caso você disponha de um cômodo com espaço limitado o cuidado deverá ser redobrado. Isso porque, quanto menor for um ambiente, maior deve ser a sua criatividade na hora de projetar e estruturar toda a decoração desse espaço.
Logo, se você dispõe de uma área de sótão na sua casa, porém ainda está com dúvidas sobre como melhor aproveitar esse ambiente, atente-se aos próximos tópicos aqui presente. Confira agora inúmeras dicas de como aproveitar melhor esse espaço e inspire-se com diversos projetos fantásticos.
Veja Também:
Sótão e porão: Qual a diferença entre eles?
Mas, afinal, onde fica o sótão? O sótão é um cômodo que está localizado na parte superior de uma casa, apresentando geralmente estruturas específicas, ou seja, paredes mais baixas, proporções assimétricas e forro de gesso ou outro material que acompanha a inclinação do telhado.
E o porão, onde fica? Já, o porão é um cômodo que está localizado na parte de baixo da casa, ou seja, no lado oposto ao sótão estando presente, portanto, na parte da fundação da residência. Por isso, é comum observar muitas vezes, algum problema de infiltração e umidade nesse espaço do porão.
No ambiente acima, temos o exemplo de uma área de sótão completamente estruturada e decorada ao estilo “clean”. Observe que a disposição dos móveis como rack, sofá e bancada no espaço respeitam e se harmonizam perfeitamente com a estrutura das paredes que seguem a mesma inclinação do telhado.
Como decorar o meu sótão?
É fato! Quem tem em sua residência um sótão para chamar de seu já deve ter pensado em inúmeras possibilidades de transformar esse ambiente. E se esse for o seu caso, saiba que você não está sozinho. Afinal, moradores que apresentam casas com sótão podem se utilizar desse espaço e estruturar diferentes ambientes como quarto, biblioteca, sala de música, brinquedoteca, sala de TV, e assim por diante.
Mas, como a criatividade é o ponto chave nos projetos de arquitetura, saber se utilizar dos diversos elementos já presentes na estrutura desse ambiente pode fazer toda a diferença na decoração. Na imagem abaixo, por exemplo, o sótão utilizado como sala de estar com sofá gigante e inúmeras almofadas, segue o estilo rústico, ou seja, os moradores procuraram preservar as características originais da madeira de acabamento do telhado.
Já, nesse ambiente ao contrário da imagem acima, os moradores estruturaram um acabamento diferenciado e imprimiram um estilo contemporâneo e monocromático na área do sótão utilizado para quarto casal.
Para aqueles que desejam ter um lugar específico para a acomodação e organização de suas roupas podem optar pela construção de um lindo closet na área do sótão. Nesse espaço, é comum que os armários, gavetas e sapateiras sejam feitos sob medida para o local para que todos os cantinhos do cômodo sejam aproveitados da melhor forma possível.
No entanto, há quem prefira estruturar um lindo e charmoso banheiro na área do sótão. Procure elaborar um projeto criativo de forma a aproveitar todo o espaço do cômodo, bem como, a iluminação natural que entra pelo teto. Na imagem abaixo, observe que a banheira posicionada abaixo da janela foi realçada pela entrada de luz natural.
E, ao contrário do que muitos imaginam, o sótão pode comportar mais do que um único cômodo também, ou seja, o espaço do sótão pode comportar diferentes cômodos juntos, incluindo ambientes de quarto, sala de estar, cozinha, banheiro e até home office. Sendo assim, se utilizando de móveis planejados e muita criatividade na decoração é possível criar uma casa completa no sótão.
No exemplo acima, é possível observar que o espaço do sótão foi utilizado para comportar a estrutura de uma casa completa, com destaque para os móveis planejados da cozinha e para a porta de vidro que foi inserida no projeto com o objetivo de dividir ambientes.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Escada para sótão: Modelos criativos que encantam
A escada para sótão, geralmente, apresenta um design mais discreto e ocupa pouco espaço. Isso porque, grande parte dos modelos de escada para sótão são dobráveis e ficam embutidas no teto.
Em meio a todos modelos existentes, é muito comum encontrar no mercado escada para sótão feitas em madeira e ferro. No ambiente abaixo, temos o exemplo de uma escada dobrável embutida no teto feita de madeira. Observe que para a completa abertura sua estrutura não exige muito espaço do ambiente, se tornando uma excelente opção para ambientes pequenos.
Agora, para os mais criativos, saiba que no mercado também existem modelos de escada para sótão com design ousado como, por exemplo, esse ambiente abaixo, onde toda a estrutura da escada fixa foi criada em madeira com nichos, ou seja, o móvel além de auxiliar o acesso ao piso superior serve de base para a organização e exposição de itens decorativos presentes no local.