O tapete shaggy é a escolha certa para aqueles que desejam criar um ambiente estiloso, charmoso e aconchegante. Disponíveis em diferentes cores e estampas, essas peças criam um efeito decorativo especial em diferentes ambientes da casa e sua maciez e textura acabam sendo muito convidativos aos pés descalços dos moradores da residência.
Logo, se assim como nós você também está curioso para conhecer de perto as características do tapete shaggy, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora vamos explicar o que é tapete shaggy e como ele pode ser utilizado na decoração de diferentes cômodos. Se inspire em diversos modelos neutros, coloridos e estampados!
Os tapetes shaggy, também conhecidos como tapetes felpudos, se tratam basicamente daquelas peças cuja superfície apresenta “pelinhos” bem para fora (podendo chegar a pelo menos 4cm de altura). Essa característica diferenciada além de agregar um valor estético diferenciado ao produto, traz maciez e textura para aqueles que desfrutam pisar com os pés descalços sobre ele.
Podendo ser encontrado em diferentes tamanhos, formatos e cores, os tapetes shaggy normalmente são feitos de fibra sintética (fabricados por meio de material industrializado como o nylon) ou a partir de fibras naturais.
Como usar o tapete shaggy na decoração?
A textura, a maciez e a suavidade que os “pelinhos” altos do tapete shaggy podem proporcionar aos pés, fazem dele a opção ideal para decorar ambientes que prezam pelo conforto e aconchego, como sala de estar, sala de TV, sala de jantar, quartos e áreas de closet.
Seja em cores neutras como branco, cinza, bege e marfim para criar um ambiente discreto, clean e que trazem a sensação de amplitude ou local ou em tons marcantes como o preto e vermelho para delimitar espaços, uma coisa é certa: o tapete shaggy certamente não irá passar despercebido na sua decoração.
Na sala de estar abaixo, o tapete shaggy rosa se conecta diretamente com os tons do puff redondo e com as plantas artificiais sobre a mesa de centro conferindo um ambiente delicado e romântico.
Na sala de jantar, o tapete shaggy tem como principal função delimitar a área da mesa de jantar. Por esse motivo, é importante avaliar o tamanho e o formato correto para o seu ambiente. Tapetes shaggy retangulares ou ovais são mais indicados para espaços retangulares, pois o formato favorece a disposição dos móveis. Já o tapete shaggy redondo exige que a mesa de jantar siga o mesmo formato.
Sentir a maciez e a suavidade dos pelinhos altos do tapete shaggy assim que acordamos é uma das sensações mais prazerosas. Não à toa que muitas pessoas passaram a incluir essa peça nos quartos, seja delimitando todo o espaço da cama ou de forma pontual apenas nas laterais do móvel.
No quarto de bebê que por si só já apresenta uma atmosfera acolhedora, o tapete shaggy agrega ainda mais valor estético e conforto aos pais que constantemente estão presentes no cômodo.
Vale comentar, que por se tratar de um espaço que irá recepcionar uma criança muita pequena e vulnerável é preciso evitar os tapetes shaggy cuja pelagem são feitas com fibra natural, pois esses modelos costumam soltar com mais facilidade micropelos no ar, que acabam sendo inspirados por nós e pelo bebê. Diante desse cenário, a recomendação é optar pelos modelos de tapete shaggy sintéticos, uma vez que eles não soltam pelos e são facilmente laváveis.
Como limpar corretamente o tapete shaggy?
A manutenção, o cuidado e a higienização correta da peça é fundamental para que a vida útil do tapete shaggy se estenda por muitos anos. E ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é difícil manter a limpeza desse modelo de tapete, porém é necessário adotar algumas cuidados especiais. Confira abaixo 3 dicas de como limpar corretamente seu tapete shaggy.
Para limpeza leve, procure passar o aspirador de pó sobre toda a sua superfície, ao menos uma vez por semana;
Certifique-se que o chão onde o tapete shaggy está presente não está molhado, pois isso poderá ser transferido para a peça danificando-a;
Para uma limpeza mais pesada (semestralmente), realize uma mistura de água, sabão neutro e amaciante. Esfregue sua superfície com uma esponja ou escovinha, sempre seguindo o sentido dos fios para evitar agressão aos pelos. Seguidamente, jogue água e retira todo o sabão. Por fim, deixe o tapete shaggy secando a sombra. Vale mencionar, que o amaciante nesse processo garante a maciez da peça, por isso não esqueça dele, ok?
Agora que você já conheceu de perto as características e as diferentes formas de usar o tapete shaggy na decoração, confira nossa galeria de fotos e se inspire em mais alguns modelos de tapetes lindos.