Quando a mulher engravida um novo mundo começa, onde vários produtos feitos e desenvolvidos especialmente para os nenéns começam a fazer parte da rotina da família, e entre esses vários produtos uma dúvida que muitas mães encontram é como escolher o melhor tapete para quarto de bebê.
Hoje em dia o mercado já disponibiliza alguns modelos de tapetes para quarto de bebê que são bem interessantes para evitar acidentes como os tapetes para quarto de bebê emborrachado, e também algumas opções de tapetes antialérgicos, excelentes para decorar o quarto do novo membro da família.
Mas para escolher o modelo de tapete para quarto de bebê mais adequado é preciso levar uma série de fatores em consideração. Por isso, a seguir você poderá conferir várias dicas sobre tapetes para quarto de bebê e tirar de vez todas as suas dúvidas. Confira!
Posts relacionados:
Tipos de tapetes para quarto de bebê
Temos hoje no mercado basicamente três tipos de fibra sintética para fazer tapetes para quarto de bebê: nylon, polipropileno e poliéster. Por isso, vamos te dar uma noção melhor de cada uma dessas propostas de tapete para quarto de bebê que com certeza vão ajudar você a garantir um quarto lindo para o seu neném.
Tapetes de fibra sintética de nylon
O tapete de nylon está entre as opções mais versáteis. Esse tipo de material proporciona ampla flexibilidade na criação de uma variedade de estilos de peças. As vantagens desses produtos são: ampla maleabilidade e resistência a abrasão.
É um tipo de tapete bem robusto devido às fibras de nylon que são mais rígidas, fazendo com que sejam muito utilizados em varandas e áreas externas ou mesmo em áreas comerciais de alto tráfego.
Tapete de fibra sintética de polipropileno
Resistente a mofo e umidade é um dos pontos fortes do tapete de polipropileno. Devido ao método de tingimento a que são submetidos, os tapetes de fibra sintética de polipropileno são bastante resistentes a descoloração por efeito da luz solar, ou seja, você pode investir em tapetes para quarto de bebê que sejam bem coloridos nesse material, sem medo que percam a cor depois de certo tempo de uso.
Tapetes de fibras sintéticas de poliéster
O tapete de poliéster se destaca pela ampla variedade e beleza das texturas e colorações. Possuem alta resistência ao desbotamento e manchas de água. As propriedades antialérgicas do poliéster tornam essas peças excelentes para decorar o quarto de bebê, principalmente se ele já apresenta algum problema respiratório.
Uma dica importante na hora de comprar os tapetes para quarto de bebê é sobre a base do tapete – aquela parte que fica voltada para o chão – ela também deve ser feita em tecido 100% sintético, pois esse tipo de base é excelente para evitar acúmulo de pó e normalmente já vem com tratamento anti ácaro.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Como escolher os tapetes para quarto de bebê
Quando estamos falando sobre tapetes para quarto de bebê devemos lembrar de investir em modelos que vão trazer praticidade no dia a dia, afinal de contas, os tapetes devem ser higienizados com frequência, principalmente se o seu bebê já consegue engatinhar ou mesmo andar.
Mas outros pontos também precisam ser analisados na hora de escolher os tapetes para quarto de bebê e é exatamente disso que falaremos a seguir.
Textura macia
Se o seu bebê ainda é recém nascido com certeza ele ainda não vai para o chão engatinhar, no entanto, com o passar do tempo isso fará parte da sua rotina e por isso, os modelos de tapetes para quarto de bebê emborrachado e que possuem uma textura mais macia e agradável ao toque são essenciais.
Dessa forma, modelos de tapetes de lã, nylon, algodão ou poliéster são as melhores opções de tapetes para quarto de bebê, pois a textura macia e agradável ao toque permitirá que seu neném brinque com muito mais conforto.
Tamanho
Não importa se é um tapete redondo para quarto de bebê, quadrado, retangular ou em formatos diversos, o tamanho dos tapetes para quarto de bebê devem ser escolhidos com base no tamanho do quarto e disposição dos móveis.
Uma dica legal para um quarto de bebê muito grande é investir em uma composição de tapetes que vai deixar a decoração mais divertida, como usar um tapete retangular como base e outro tapete redondo para quarto de bebê delimitando um espaço específico.
Já para um quarto de bebê pequeno o mais legal é optar por modelos de tapetes para quarto de bebê que vão ficar centralizados no ambiente e se possível que consiga acomodar uma partes dos principais móveis do ambiente como o berço e a poltrona de amamentação, por exemplo.
Cores
Não há uma regra pré estabelecida para escolher as cores dos tapetes para quarto de bebê, no entanto, um padrão costuma ser seguido quando estamos falando em uma decoração mais tradicional como usar o tapete para quarto de bebê menina em tons de rosa e o tapete para quarto de bebê menino em tons de azul.
Por isso, a dica aqui é sempre levar em consideração o estilo do quarto e se ele conta com uma decoração temática. Modelos lúdicos de tapetes para quarto de bebê emborrachado em formato de ursinho, nuvem entre outros estão bem alta, principalmente para quartos mais neutros.
No entanto, se você quiser é possível usar modelos de tapetes coloridos para quarto de bebê com estampa geométrica ou mesmo um tapete de crochê para quarto de bebê em uma cor neutra para deixar o espaço mais simples e básico.
Formato
Assim como não há regras para escolher as cores dos tapetes, também não há regras para escolher o formato dos tapetes.
Como falamos acima, modelos de tapetes lúdicos como os que têm formatos de bichinhos são interessantes para deixar o quarto mais interessante, no entanto, você pode optar por um tapete redondo para quarto de bebê com estampa lisa para colocar próximo a uma poltrona decorativa, ou ainda investir em um tapete de crochê para quarto de bebê retangular para ocupar todo o centro do ambiente.
Ou seja, o formato do tapete vai depender muito do seu gosto pessoal e também do estilo de decoração que você deseja para o quarto de bebê.
Vantagens do tapete para quarto de bebê
Nem toda mamãe quer usar o tapete para quarto de bebê para compor a decoração desse ambiente, no entanto, devemos lembrar que esse item pode oferecer uma série de vantagens para o espaço.
- Evitam acidentes: alguns tipos de tapetes como os tapetes para quarto de bebê emborrachados evitam acidentes como escorregões, ideal para quando a criança começa a andar;
- Decoração: seja um tapete para quarto de bebê menina ou tapete para quarto de bebê menino, eles são capazes de transformar a decoração do quarto deixando-o muito mais bonito;
- Diminui ruídos: os tapetes ajudam a diminuir ruídos no quarto, por isso, para casas com bebês recém nascidos ele é algo bem interessante;
- Sensação de aconchego: uma grande vantagem dos tapetes para quarto de bebê é que eles deixam o espaço muito mais aconchegante;
- Delimitar espaço: se você quer delimitar espaços dentro do quarto, como um cantinho de brincadeiras, por exemplo, os tapetes são ótimas opções, podendo até mesmo ser versões pequenas como um tapete de crochê para quarto de bebê que pode ser colocar apenas embaixo da poltrona de amamentação.
Dicas para cuidar dos tapetes para quarto de bebê
Uma dica legal para usar os tapetes para quarto de bebê é investir em uma impermeabilização do tapete. Hoje em dia já temos empresas especializadas que fazem esse serviço no próprio local, e apesar do cheiro ser um pouco forte, ele também some após em média três horas depois da aplicação.
Além disso, existem lojas de tapetes que fazem essa impermeabilização antes mesmo da entrega, assim você já recebe o tapete prontinho para evitar qualquer acidente, uma bela comodidade para as grávidas não precisarem se preocupar com os cheiros, não é mesmo? Aqui ainda te lembro que essa impermeabilização pode ser feita em todo o kit berço do bebê, te ajudando a manter o quarto sempre limpo de maneira muito mais prática.
Claudia Romano, autora deste texto, é natural de Curitiba, arquiteta de interiores e apaixonada por tudo que envolve o mundo da decoração.