O tijolo de vidro é um elemento estrutural que tem função decorativa e ainda por cima pode levar à economia de energia, já que seu acabamento permite a entrada de luz natural no interior do imóvel. Versátil, funcional e extremamente democrático, o tijolo de vidro ainda pode ser usado em paredes inteiras ou como divisórias de ambientes. Logo, motivos não faltam para você investir nele, não é mesmo?
Por isso, se você está pensando em usar tijolo de vidro na sua casa, home office, escritório ou espaço comercial, mas ainda não decidiu como fará isso? Então confira agora mesmo nossas dicas e diversos exemplos de decoração com tijolos de vidro que selecionamos para te inspirar!
O tijolo de vidro, também conhecido como bloco de vidro, tem como principal vantagem a sua característica translucida. Isso porque é essa particularidade que permite a passagem da luz, o que deixa as casas bonitas, ambiente mais iluminado e pode até mesmo diminuir o valor da conta de energia elétrica.
Para ambientes pequenos, o uso de tijolos de vidro é bem recomendado, já que uma maior luminosidade dá maior impressão de amplitude. Da mesma forma, o tijolo de vidro é uma boa opção para meias paredes, pois ele ajuda a dividir os ambientes sem isolá-los, como o hall.
Apesar de permitir a passagem de luz, o bloco de vidro é isolante térmico e sonoro, então não precisa se preocupar caso deseje utilizá-lo substituindo o tijolo normal em uma parede que divide o espaço interno do externo.
Esse visual translúcido do tijolo de vidro tem também a vantagem de ser mais “leve”, o que também reflete nos ambientes onde é utilizado, deixando-os mais agradáveis. E isso ocorre em locais com parede com tijolo de vidro e também naqueles onde esse elemento é usado apenas como detalhe.
Tipos de tijolo de vidro
Existem três tipos de tijolos de vidro: fixo, colorido e vazado. O primeiro é o mais clássico, todo fechado e completamente translúcido. Ele pode ser encontrado liso ou com texturas, como ondulado e canelado.
O tijolo de vidro colorido é como o fixo, porém, claro, com cor. Ele permite menos passagem de luminosidade, mas tem um charme extra: a possibilidade de refletir sua cor no ambiente.
Por fim, o tijolo de vidro vazado é aberto e tem um vidro inclinado no meio, o que permite a circulação de ar através dele. Para usá-lo, é recomendado que haja cobertura do lado de fora, pois isso ajuda a evitar problemas quando chove.
Qual o valor do tijolo de vidro?
Com tantas opções, vantagens e formas de uso, você deve estar se perguntando se há algum lado ruim para o bloco de vidro, certo? Existe, o valor. Comparado a um tijolo normal, o preço é mais alto. Ele é vendido por unidade e as mais baratas costumam custar pelo menos dez vezes o que custaria um tijolo baiano.
Porém, colocando na balança o custo e o apelo estético da parede com tijolo de vidro, você pode chegar à conclusão que vale a pena. Isso sem falar da economia no uso de energia que pode ser consequência do uso desse material. No mercado o valor do tijolo de vidro básico (sem acabamento) pode ser encontrado a R$ 6,00/unidade, enquanto aqueles com acabamento diferenciado podem chegar a R$ 12,00/unidade.
Por fim, caso o orçamento seja apertado e mesmo assim você queira ter sua parede com tijolo de vidro, pode usá-lo como detalhe ou intercalá-lo com tijolos comuns. O visual ficará incrível da mesma forma!
Assista o vídeo com mais dicas de como usar tijolo de vidro
Confira +77 imagens de ambientes com tijolo de vidro