Ter um cantinho a céu aberto em grandes cidades torna-se um sonho de consumo. Por isso, as varandas são cada vez mais requisitadas nos apartamentos. Integradas ou muitas vezes transformadas em extensão do living, as varandas decoradas são verdadeiros espaços de convívio, mas para fazer jus a este status devem contar com alguns elementos.
A iluminação, por exemplo, deve ser tratada de forma diferente dos ambientes internos. Lanternas, arandelas, spots, pendentes, luminárias de piso e até mesmo velas deixam as varandas decoradas e muito mais charmosas e aconchegantes para receber.
A escolha dos móveis também merece atenção. Se a varanda não tiver vidros, for toda aberta, é preciso investir em materiais resistentes às intempéries, próprios para áreas externas. As chaises são muito bem-vindas e são perfeitas para dar aquele toque especial às varandas decoradas. Há modelos para duas pessoas ou bem maiores, comportando até cinco pessoas de uma vez.
Pufes e banquetas são perfeitos para espaços compactos e varanda gourmet. Aposte em cores alegres para dar um ar descontraído ao ambiente. Se o espaço for maior, vale investir em espreguiçadeiras. Elas são muito confortáveis e algumas podem ser até desmontadas depois.
Veja Também:
Se o tamanho da área não for empecilho, vale também lançar mão de uma mesa quadrada, que permite acomodar mais pessoas. Se o espaço for reduzido, a mesa redonda é a melhor opção, pois permite maior circulação.
O importante mesmo, antes de optar pela mobília para as varandas decoradas, é pensar em quantas pessoas vão utilizar esse espaço. Se a família é grande, é essencial planejar um espaço que acomode bem a todos. Nesse caso, por que não criar um espaço gourmet, com churrasqueira e até um bar se a área permitir?
Para quem mora em apartamento, a varanda representa também a possibilidade de ter mais contato com a natureza. Além de deixarem as varandas decoradas, as plantas e flores trazem mais qualidade de vida. Mas não é qualquer verdinha que se adapta a ambientes com pouca claridade.
Se a varanda estiver em um andar alto, com certeza terá sol, aí é mais fácil. Mas se não tiver muita luz, é preciso escolher espécies que se adaptam melhor à meia-sombra, como Palmeira-Ráfis, Pata de Elefante e Lança-de-São-Jorge. Agora, se o local contar com uma boa iluminação, vale investir em frutíferas como jabuticabeiras e outras plantas de sol como Palmeiras Fênix, Pleomele e Moreia Bicolor, que trará mais cor e vida ao jardim.
Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama , autores deste texto, não costumam adotar um estilo único em seus projetos. Pelo contrário, procuram mesclar diversas referências, do clássico ao contemporâneo. Parceiros também na vida pessoal, Gerson e Ana formam uma dupla de sucesso. Para eles, cada projeto é único!
Veja mais algumas inspirações de varandas decoradas
lindas, mas porque vc não faz para pequenas varandas, essas enormes até eu sei decorar. grata
Parabens lindissimas
Dicas práticas que podemos utilizar com muita tranquilidade, de fácil adaptação ao tamanho do ambiente que desejamos mudar, Incríveis.
Lindas varandas !!!
Preciso de idéias para varanda quadrada ( 3×3 m ) aberta para terraço com jacuzzi e edicula com churrasqueira em cidade com MUITO pó de minério …
Algumas tem excesso de móveis.
Gostaria de receber sugestões para varandas pequenas de casa de praia, simples , práticas e de fácil limpeza e manutenção!
Merci!
Lindas…..no momento preciso de cozinhas!
boa tarde estou precisando de ideias pra minha sala de jantar ta muito sem graça, ela tem duas janelas pequenas e aparede entre ela da 3 metros de largura.me ajude por favor
Todos lindos
No momento quero de cozinha pequena
Varanda,um lugar que eu amo ficar. Hora de descansar,conversar ou simplesmente relaxar.Encantei com as idéias.
Adorei suas ideias.Vc mil👏👏👏👏