Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a retornar seus olhos para o campo em busca de novas oportunidades de negócio e qualidade de vida. Afinal, num simples pedaço de terra é possível criar diferentes animais, bem como, cultivar as mais diversas plantas. Não à toa que a procura por informações sobre viveiro de mudas tem crescido consideravelmente nos mais diversos estados brasileiros.
Nesse contexto, se você também deseja se aventurar nesse universo de mudas e germinação de espécies nativas, frutíferas e hortaliças, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar diversas informações sobre essa temática para que você possa construir seu próprio viveiro de mudas. Confira e se inspire!
Veja também:
Mas, afinal, o que é um viveiro de mudas?
O viveiro de mudas, também conhecido como berçário de mudas se trata de um local onde germinam e se desenvolvem as mais diversas espécies de plantas (nativas, frutíferas, hortaliças…) Nesses locais as mudas são cuidadas com muita atenção até adquirirem idade e tamanho suficiente para serem plantadas em áreas definitivas ou para serem transportadas até os supermercados para consumo.
Como registrar um viveiro de mudas?
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o profissional que deseja realizar o registro do seu viveiro de mudas deve acessar o endereço eletrônico do RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) abrir o menu e identificar o formulário de requerimento para credenciamento.
Após preenchido, o formulário de requerimento deve ser entregue no protocolo da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) do Estado ou do Distrito Federal para ser encaminhado ao Serviço de Fiscalização Agrícola. Por fim, o certificado de credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) será emitido em até 30 dias úteis, após entrega do formulário no protocolo da SFA.
Tipos de viveiros de mudas
Dependendo do tempo de cultivo e da forma como as raízes das plantas se desenvolvem, pode-se dizer que existem basicamente dois tipos de viveiros de mudas, sendo eles: provisório e o permanente.
O viveiro de mudas provisório é usado por um curto período de tempo visto que as plantas serão transplantadas para outro local no terreno. Já o viveiro de mudas permanente como o próprio nome já diz, funciona por tempo indeterminado. Confira abaixo diferentes tipos de viveiros de mudas e quais plantas que podem ser cultivadas.
Viveiro de mudas nativas
A germinação de mudas nativas exerce um papel fundamental na manutenção das matas ciliares, bem como, na reconstrução de áreas e ecossistemas degradados. Cabeludinha, Maranta, Ipê, Guatambú e Mutambo são algumas das espécies nativas que podem ser cultivadas nesses viveiros.
Viveiro de mudas frutíferas
O viveiro de mudas frutíferas tem a função de germinar plantas que produzem frutos. Vale ressaltar que esse cultivo pode ser tanto de espécies frutíferas nativas como espécies frutíferas exóticas. Pitangueira, jabuticabeira, cajazeira, mangueira e macieira são exemplos de mudas de árvores frutíferas brasileiras que podem ser cultivadas neste espaço.
Viveiro de mudas de café
As mudas de café são normalmente germinadas em tubetes, recipientes fabricados em polietileno rígido, com formato cônico e ranhuras internas que direcionam as raízes para baixo. Vale comentar que no Brasil são cultivadas duas espécies de café: a arábica e o conilon.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraComo montar um viveiro de mudas de hortaliças?
Para aqueles que desejam obter uma produção de alface, acelga e brócolis mais sadia e farta, por exemplo, recomenda-se adotar a estrutura e as vantagens que o viveiro de mudas de hortaliças oferece. Maior controle fitossanitário, uniformidade da produção, proteção dos efeitos das intempéries (chuva, sol, vento) e maior aproveitamento de luz, água e nutrientes são alguns dos benefícios associados ao cultivo de mudas em viveiros.
Logo, para facilitar suas etapas de produção separamos abaixo um passo a passo de como montar um viveiro de mudas de hortaliças.
Como montar um viveiro de mudas de hortaliças: Passo a passo
- Defina o local: o ambiente deve receber uma boa iluminação natural para que a germinação ocorra de forma saudável. Além disso, as bandejas de mudas devem ficar em bancadas com 30 cm acima do solo para facilitar o manejo, evitar danos às raízes e contato com plantas invasoras;
- Escolha da bandeja de mudas: o modelo varia de acordo com a espécie de hortaliça, sendo que as mais usadas são feitas de poliestireno expandido (isopor) ou plástico;
- Avalie a qualidade do substrato: opte por um substrato específico para germinação de mudas, o material pode ser adquirido pronto ou produzido pelo próprio horticultor;
- Defina a hortaliça a ser cultivada: durante a escolha da hortaliça leve em conta a aceitação no mercado, a época do plantio, as características da planta dentre outros fatores.