Adolescência é aquela fase da vida em que a gente quer mesmo é que nos aceitem como somos – mesmo sem saber exatamente quem somos! O fato é que um adolescente precisa mostrar que tem identidade, que é livre em um território só seu. As mães decidem: pirar ou colocar ordem na idade da bagunça hormonal? Melhor seguir a segunda opção e ficar atenta a alguns pontos.
1 – Organização. Adolescentes são bagunceiros por natureza. Invista em organizador de gavetas, em armários multiuso com portas fechadas, em caixas e mais caixas nas quais se possa guardar de tudo. Móveis que facilitem manter tudo no lugar tornam o dia a dia prático e isso já é um bom caminho.
2 – Personalidade. Eles precisam se expressar. São múltiplos os desejos da idade, e mudam a todo tempo. Uma base neutra de cores pode ser a melhor aposta. Depois disso, a identidade vem de acessórios que possam variar, como jogo de cama, almofadas decorativas, quadro de recados, porta-retratos digital. Tudo isso longe do local de estudos, claro.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora3 – Peças versáteis. Os amigos também precisam ter seu lugar, porque quarto de adolescente é lugar de confidências ultrassecretas. Um puff para quarto bem macio deve estar sempre ali, se houver espaço. Se quiser, você também pode usar puffs coloridos.
4 – Espaço de estudos. Tem que ter mesas e cadeiras confortável, sem que nada desvie a atenção. Nada de colocar a mesa, como escrivaninha, próxima da janela, e esqueça quadro de avisos ali. A cabeça de adolescente já é cheia de informações e não precisa de mais estímulos. E não deixe de colocar poltronas confortável para sentar.
5 – Cortina clara. Não use black-out ou cortinas escuras, que atrapalham o adolescente a acordar naturalmente. É preciso que a claridade entre no quarto, principalmente nessa idade. O sol estimula o ciclo hormonal a funcionar de forma equilibrada e proporciona um despertar calmo, sem sonolência, de acordo com estudos científicos. Tudo para chegar à escola atento, sem drama!
6 – Cores – Fuja dos tons infantilizados, como rosa e azul, ou use-os em nuances fora do comum. Uma combinação de cores diferentes é muito válida.
Carol Scolforo, autora deste texto, é co-autora do Projeto Hestia, plataforma que divulga conteúdo sobre como a casa pode contribuir com a felicidade de quem a habita.
Adorei, fantástico
Excelentes modelos.