Caprichar na decoração de um banheiro já deixou de ser um luxo sem necessidade, um banheiro confortável deve ser bonito e acolhedor, contar com revestimentos elegantes e ter uma iluminação aconchegante. É possível usar vários truques para contornar a maioria dos problemas, mas se você quer mudar mesmo a cara do ambiente, a reforma de banheiro e lavabo pode se tonar necessária.
Como uma obra deste tamanho costuma não ser muito simples, separamos várias dicas para você considerar antes de iniciar a sua reforma de banheiro simples.
1. Planejamento é Fundamental para Reforma de Banheiro
Antes de iniciar a reforma, avalie o estado das instalações elétricas e hidráulicas para fazer um banheiro planejado. Se achar necessário, contrate um profissional habilitado, que possa fornecer orientação tanto do ponto de vista técnico quanto dos custos de execução. Projetos sem planejamento tendem a desperdiçar recursos e aumentar o prazo da reforma.
2. Crie um Projeto para Reforma de Banheiro
Um conselho que serve tanto para banheiros pequenos decorados quanto para ambientes mais amplos é: pense como esse espaço pode facilitar o seu dia-a-dia. Por exemplo, ter um gabinete sob o tampo para guardar todos os objetos que quer ter à mão ou a necessidade de cubas separadas para o casal. Para o resultado da reforma de banheiro funcionar bem, ele deve ser funcional e não apenas estético. Se tiver espaço, considere usar um biombo como divisória no sua banheiro.
3. Iluminação é crucial numa Reforma de Banheiro
Um bom projeto de decoração de banheiro deve contemplar uma iluminação decorativa e também funcional. A iluminação decorativa deixa o ambiente acolhedor e destaca peças e revestimentos. Já a iluminação funcional deve combinar luz branca e amarela e contar com lâmpadas com alto índice de reprodução de cor, ou IRC, para garantir uma boa maquiagem, por exemplo, um teto de gesso pode facilitar esse tipo de instalação de luzes. Para deixar o espaço mais convidativo ao relaxamento, aposte na cromoterapia, usando filtros coloridos sobre as lâmpadas ou duchas que já incorporem essa função.
4. Louças e Metais Também Integram a Reforma de Banheiro
Cubas, misturadores e duchas são os itens mais importantes do ambiente, independente dos modelos de banheiro. Por isso, devem ser escolhidos com muito cuidado, priorizando a beleza e a praticidade. As cubas e torneiras devem funcionar juntas, portanto preste atenção às alturas das bicas e às distâncias entre elas e a cuba, evitando assim que a água espirre. No caso do chuveiro, escolha um modelo com vazão adequada ao seu projeto. Metais em tons dourados a acobreados são uma tendência e vão deixar o espaço mais moderno.
5. A Marcenaria é Crucial na Reforma de Banheiro
Ter móveis e acessórios bem planejados para o uso diário é fundamental. Deixe à vista somente o que merece ser visto e guarde o resto em gabinetes, gaveteiros e nichos, evitando a bagunça. Assim o espaço fica organizado.
6. Detalhes que Não Podem ser Esquecidos na Reforma de Banheiro
Prefira ter os porta-toalhas, papeleiras e lixeiras no mesmo material que os metais utilizados e com a mesma linha de design. Pesquise opções em lojas especializadas, que oferecem produtos para todos os bolsos. Se o espaço permitir, aposte em nichos embutidos na alvenaria para apoiar itens como sabonete e cremes, deixando o banheiro mais clean e charmoso.
7. Escolha os Revestimentos para Reforma de Banheiro com Cuidado
Limite o uso de texturas diferentes para o ambiente não ficar carregado. Prefira usar o mesmo revestimento para o piso e paredes, de preferência em tons neutros. Aposte em um material diferente para a área do box para banheiro ou banheira, dando destaque a esse espaço, que é mais nobre. Essa combinação vai garantir a elegância e você não se cansará da decoração tão cedo.
8. TV e Som Ambiente são tendências para Banheiros
Esses itens são cada vez mais requisitados nesse espaço, transformando o banheiro em uma área para passar mais tempo e relaxar. A boa notícia é que hoje há opções específicas para essa área e são muito simples de instalar. O único ponto é que eles devem ser definidos no início do projeto porque requerem uma infraestrutura especial.
9. Escolha os Materiais Adequados para uma Reforma de Banheiro
Todos os revestimentos escolhidos devem ser impermeáveis, podendo variar de cerâmicas e porcelanatos a mármores, granitos ou limestones. Os porcelanatos são mais práticos e oferecem manutenção mais simples. Já as pedras naturais são mais sofisticadas, mas precisam de mais cuidados na hora da limpeza e impermeabilização frequente, porque são porosas. Para o acabamento das partes pintadas, escolha tinta acrílica anti-mofo para evitar a proliferação de fungos.
10. Finalize a Reforma de Banheiro com a Decoração Perfeita
Ela faz toda a diferença no ambiente, por isso só considere a reforma de banheiro terminada depois de finalizar esse item. Organize os objetos de uso diário em bandejas e deixe a bancada de banheiro livre. Capriche nos acessórios para guardar escovas de dente, algodão, maquiagem, etc. E não esqueça do verde! Flores e folhagens em vasos podem dar o toque final e deixar o banheiro ainda mais convidativo.
Liliana Zenaro é colaboradora da Revista Viva Decora, formada em Engenharia pela USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte, atua na área há cerca de 15 anos
Confira uma galeria com 20 fotos para inspirar seu projeto de reforma