Estrela principal no quarto de casal, a cama de casal precisa ser bonita e acima de tudo, confortável. É nela que você vai descansar, relaxar e recuperar as energias depois de um dia cansativo. Por isso, ela precisa ter qualidade e uma boa durabilidade. Camas baixas, do tipo futon ou com pallets, com estrado, mais tradicionais, ou mesmo camas com box, são vários modelos e tipos e, neste post, ajudaremos você a escolher a cama de casal ideal para sua casa.
Leia mais:
O primeiro passo para escolher a cama de casal ideal é levar em consideração o tamanho do quarto e onde a cama ficará. A cama precisa ser proporcional ao ambiente, deixando espaço para circulação nas laterais e nos pés, permitindo inclusive acomodar um lindo tapete no dormitório. Entre os tamanhos de cama de casal disponíveis, estão:
- Casal: 1,88 x 1,38cm
- Queen: 1,98 x 1,58cm
- King: 1,98 x 1,85cm
Os tamanhos maiores são recomendados para ambientes grandes, que precisam ser preenchidos e também para pessoas de maior estatura, já que uma cama de casal convencional pode ser pequena para quem mede mais de 1,85m.
O estilo e preferências de quem vai dormir na cama de casal também precisam ser lembrados. Se uma das pessoas não gosta de camas baixas, não faz sentido ter uma cama futon, por exemplo. Sabendo disso, escolher o modelo que agrade a ambos pode dar um pouco mais de trabalho. Confira alguns dos tipos de camas de casal mais procurados:
Cama de Casal Box
As camas de casal do tipo box são mais altas do que as convencionais e podem ser uma grande vantagem no quesito espaço, pois não possuem cabeceira.
A versatilidade de não ser presa à estruturas também é uma vantagem para cama box casal. No momento de repaginar o quarto, por exemplo, não é necessário se preocupar com a cor ou o estilo da cama combinando, pois o box é neutro e harmoniza com praticamente tudo.
Se você não gosta de cabeceiras, esse é o modelo mais recomendado, pois não é necessário usar essa parte do móvel. Caso você não queira uma cabeceira convencional, esse tipo de cama de casal aceita cabeceiras de espuma, adesivas ou até mesmo aqueles modelos de cabeceira com criado mudo.
Se você precisa de espaços otimizados, também pode optar por um box baú, onde pode armazenar jogos de cama e banho, por exemplo. O box com gavetas tem a mesma funcionalidade, mas estas não oferecem tanto espaço como o baú total.
Cama de Casal com Armação
É a cama mais convencional, presente em muitas casas. É um estilo atemporal, porém, os modelos podem ser atualizados com o passar do tempo, assim como qualquer outro móvel. Esse tipo de cama de casal pode ser projetado, ter uma estrutura fechada embaixo, onde é possível utilizar organizadores de gavetas e nichos, para aproveitar o espaço inferior.
A armação da cama pode ser feita em madeira maciça, mais resistente, MDF convencional ou mesmo em ferro, remetendo às camas antigas e cheias de personalidade. Ambos os materiais são resistentes e uma ótima opção se você procura por um móvel durável.
Porém, um ponto importante é o estrado da cama, a estrutura que vai abaixo do melhor colchão, que pode ser danificado com facilidade. O ideal é optar por estrados mais resistentes e respeitar sempre o peso suportado.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Cama de Casal com Pallets ou Futon
A cama de casal com pallets é o modelo que apresenta melhor custo benefício, pois essas estruturas costumam ser bem mais baratas. Super versátil, você pode escolher a altura que preferir para a cama de pallet. As mais baixas ficam mais modernas e atuais. Se você faz a linha mais clássica na decoração, possivelmente essa não será a melhor opção.
O futon também é um tipo de colchão mais baixo, remetendo às camas orientais. Também é indicado para quem faz a linha mais descolada e procura uma cama moderna e de baixo custo.
Para esses tipos de cama de casal, é necessário que a estrutura em que o colchão fica apoiado seja um pouco maior nas bordas, para que a cama fique bem delimitada no ambiente, deixando-o mais bonito e com uma organização melhor.
De muito bom gosto , criatividade ,gostei muito
obrigado
muito lindas.
Camas baixas ficam lindas nas fotos, mas no dia a dia são horríveis! Talvez para gente muito jovem e “descolada”, mas para quem já passou dos 40, deitar e levantar de uma cama muito baixa é uma tortura diária! Coitados dos japoneses!