Marrom: Significado da Cor, Revestimentos +10 Ideias Para Se Apaixonar

O marrom é muito utilizado na decoração porque está ligado à natureza e transmite uma sensação de conforto, simplicidade e segurança. 

Saiba que muitos decoradores e arquitetos utilizam a cor nos projetos porque ela combina perfeitamente com outros tons, como azul petróleo, laranja, amarelo e vermelho. 

Mas, nem todo mundo sabe como incluir o marrom no lar. Por isso, preparamos um artigo especial para te ajudar a acertar em cheio na decoração com essa cor. Confira nossas dicas se inspire com projetos de Bruno Ortega, Majó Arquitetura, Carolina Fagundes e Carine Oliveira!

Qual é o significado da cor marrom?

1. Marrom é sofisticado e traz uma sensação de segurança e relaxamento – Projeto: Bruno Ortega | Foto: Victor Filomensky

O marrom evoca conforto, segurança e simplicidade e está associado à terra e a madeira. Se busca uma decoração que alie sofisticação e conforto visual, a cor marrom é uma escolha acertada. 

Disponível em diversas tonalidades, ela pode enriquecer qualquer espaço com um toque de prosperidade material e segurança, conforme os princípios do Feng Shui. 

2. Fachada marrom é clássica e elegante, perfeita para um visual sóbrio e atemporal – Projeto: Carine Oliveira | Foto: Ren Studios

Além disso, o marrom também é associado a sobriedade, sofisticação, estabilidade e serenidade em diversas culturas, sendo ideal para criar ambientes relaxantes que promovem tanto o conforto visual quanto o físico. 

Quais tonalidades combinam com o marrom? 

3. Tons terrosos combinam com o marrom, criando um ambiente harmônico – Projeto: Majó Arquitetura

 

Para fazer uma decoração equilibrada e harmoniosa, é fundamental sincronizar as cores dos móveis, almofadas, puffs, tapetes, cortinas e peças decorativas. 

O marrom é versátil, por isso, facilita a criação de um ambiente coeso. Tons terrosos como bege, ocre, laranja e marrom escuro complementam a tonalidade perfeitamente, mas não se limite a eles. 

4. Formas orgânicas + tons terrosos criam um espaço confortável, gostoso e perfeito para recarregar as energias – Projeto: Carolina Fagundes | Foto: Gilberto Galdino

Vermelho, vários tons de azul, amarelo e verde também são excelentes opções. Vale a pena apostar em móveis de madeira e tecidos de fibras em tons naturais. 

A neutralidade do marrom também permite combinar com objetos coloridos para destacar áreas específicas, especialmente em ambientes de cores claras, como o bege, onde o marrom ajuda a realçar a decoração.

Como usar revestimentos marrons na decoração? 

Ao escolher revestimentos marrons para a sua casa, é importante considerar as características dos materiais para garantir que a escolha se alinhe com as necessidades de cada espaço. 

Confira, a seguir, alguns dos revestimentos que podem transformar o seu lar!

Porcelanato

5. Celeiro Sul foi aplicado no piso desta cozinha com décor rústico e moderno – Foto: Ceusa

O porcelanato é conhecido por sua versatilidade e ampla gama de opções em tamanhos, cores e texturas, incluindo imitação de pedra, mármore e a madeira.  

6. O porcelanato AMBAR BW NAT foi especificado na parede desta sala de estar – Foto: Portinari

Além disso, sua baixa permeabilidade permite a instalação em qualquer área da casa, inclusive banheiros e cozinhas. Mas, é importante escolher o tipo certo de acabamento para evitar acidentes em áreas molhadas. O acetinado é o mais recomendado. 

Piso laminado

7. Carvalho Hanover é um piso laminado com tom de mel queimado que traz um movimento de cores ao ambiente – Foto: Durafloor

O piso laminado, feito de materiais derivados da madeira, como HDF, oferece uma instalação rápida e fácil, além de ser sustentável. Ele cria um ambiente acolhedor e confortável, sobretudo em tons marrons. 

8. Álamo tem visual natural, requintado e cheio de personalidade – Foto: Durafloor

Esse tipo de revestimento é ideal para salas, quartos e escritórios, oferecendo conforto térmico e resistência ao desgaste. No entanto, não é recomendado para banheiros, cozinhas ou áreas com luz solar direta​​​​​​.

Piso vinílico

9. O piso vinílico Salamanca é inspirado na cidade da Espanha – Foto: Durafloor

O piso vinílico é valorizado por sua versatilidade, resistência a impactos e por ser hipoalérgico. Embora ofereça um excelente custo-benefício e seja adequado para salas, quartos e home offices, o revestimento não é recomendado para áreas úmidas devido à sua vulnerabilidade à umidade e ao mofo. 

Como usar tintas marrons na decoração?

10. Cor Castanho, da Suvinil, é clássica e fica bem em qualquer ambiente do lar – Foto: Suvinil

Para usar tintas marrons na decoração, é recomendável considerar a paleta de tons marrons, que varia do claro ao escuro. 

Tons claros como bege, areia e palha são ideais para espaços menores ou que precisam de mais luz natural, enquanto os médios, como caramelo e chocolate, aquecem o ambiente. Os tons escuros trazem sofisticação e são perfeitos para áreas amplas.

Gostou de saber mais sobre o marrom? Agora que sabe mais sobre essa cor, é hora de conhecer a melhor loja para reformar e construir o seu lar. Acesse a Viva Decora Shop!

Veja também

Como Afiar Faca: Aprenda 7 Técnicas Práticas e Seguras

Saber como afiar faca é uma habilidade indispensável para...

Banheiro Preto: Saiba Como Decorar +10 Modelos Inspiradores

A decoração de banheiro preto pode ser percebida como...

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

A organização da cozinha é fundamental para otimizar o...

3 comentário

  1. Eu amo o marrom, estou pensando em ser a decoração base para minha casa em conceito aberto estou estudando para não perder a mão e acabar deixando a casa muito in, quero dosar o marrom, Branco, tons pasteis com a alegria do laranja e do turquesa. Como será conceito aberto sala – sala de jantar – cozinha. Tenho que ter bastante cuidado.

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome