Elementos muito procurados para estrutura e decoração, os blocos de vidro são conhecidos por sua versatilidade e pelo uso como divisória de ambientes pequenos ou sem janelas.
Feito em vidro grosso e transparente, os blocos de vidro são encontrados em tipos diversos. Os mais utilizados são o liso – que não limita a visão para o outro ambiente – e o ondulado, que por sua vez, tem o efeito de impedir a visão total do ambiente ao lado, mesmo que a luminosidade possa passar sem maiores problemas.
A principal vantagem dos blocos de vidro é justamente essa: aproveitar a luz de outros ambientes, já que outros tipos de divisórias opacas ou maciças podem obstruir totalmente a luz, deixando o local mais escuro.
Além da funcionalidade, os blocos de vidro também podem ser escolhidos por sua beleza, já que dão um toque de estilo além do que uma parede ou um vidro convencional poderiam.
Como principal revés na escolha dos blocos de vidro, está o preço. Alguns modelos podem custar até 20 vezes mais do que um tijolo baiano comum. Por isso, recomenda-se que os blocos de vidro sejam usados apenas em espaços menores, como uma meia parede ou um detalhe de um ambiente para outro, para que o projeto não encareça demais.
Onde Usar Blocos de Vidro
Esse tipo de elemento pode ser usado em diversos locais da casa, como uma divisão funcional e também como decoração.
São muito encontrados em cozinhas, para aproveitar a luz da lavanderia, que em apartamentos pequenos, por exemplo, é que fica com a janela.
O banheiro também pode ser uma aposta certeira para os blocos de vidro, dando mais personalidade ao ambiente. Os elementos também podem ser usado como meia porta para o box de banheiro, protegendo o chão da água que espirra do chuveiro.
Amplia o ambiente com sofisticação e requinte.