Com o avanço da tecnologia, o processo de fabricação da cerâmica alcançou novos horizontes e, hoje, é possível encontrar uma variedade de formatos, cores e texturas. Logo, em meio a tantas opções, não é difícil encontrar pessoas com dificuldade de escolher qual o tipo de revestimento de cerâmica para quarto mais se adapta ao seu projeto.
Nessa direção, se você deseja transformar o revestimento do seu dormitório de uma forma especial, porém ainda está em dúvida sobre qual modelo de cerâmica para quarto escolher, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separamos dicas de decoração e diversos projetos lindos com cerâmica para quarto para você se inspirar. Confira!
Cerâmica na decoração: Características e fabricação
A argila é a principal matéria-prima da cerâmica. Mas, como a cerâmica é fabricada? O processo de fabricação da cerâmica consiste basicamente nas etapas de extração da argila; moagem do material, prensagem (cerâmica crua) e queima que pode chegar até 1.150°C.
Resistente, durável e versátil, a cerâmica na decoração pode ser utilizada para revestir pisos e paredes, marcando presença por meio de louças, azulejos, porcelanatos, pastilhas, ladrilhos e objetos de expressão artística e cultural.
Logo, não é por menos que a presença da cerâmica na decoração de ambientes residenciais, comerciais, públicos e industriais tem crescido consideravelmente nos últimos anos.
Modelo de cerâmica para quarto
Com o avanço da tecnologia, o processo de fabricação de cerâmica para revestimento alcançou novos horizontes e, hoje, é possível encontrar no mercado uma variedade de formatos, cores e texturas.
Cerâmicas quadradas, redondas, retangulares, triangulares, hexagonais, com efeito liso ou tridimensional, com superfície tradicional ou estampada…uma coisa é certa: elas complementam praticamente qualquer estilo decorativo de um ambiente.
Como escolher o revestimento de cerâmica para quarto
No entanto, a variedade de modelos existentes no mercado nos deixa em dúvida sobre qual a versão ideal de cerâmica para quarto. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam a cerâmica para quarto não se resume apenas ao piso do ambiente.
A cerâmica para quarto pode estar presente também nas paredes do dormitório. Muitos decoradores e arquitetos inclusive recomendam o uso da cerâmica na hora de compor a cabeceira da cama. Ideia muito bacana que pode ser aplicada tanto em quarto de casal, quarto de solteiro e quarto de bebê.
Cerâmica para quarto de casal
A cerâmica para quarto de casal lisa em tons neutros são indicados para aqueles que desejam imprimir um ambiente com decoração clean e tradicional. A rusticidade pode fazer parte desse cômodo também por meio dos modelos de cerâmica que se assemelha a madeira e pedra. Agora, para os casais que desejam um ambiente mais despojado podem optar por modelos de cerâmica para quarto com efeito tridimensional.
Cerâmica para quarto feminino
A cerâmica para quarto feminino não segue um padrão e varia de acordo com o gosto e estilo da pessoa que irá ocupar o dormitório. Portanto, paletas de cores, texturas e estampas não são definitivas. Cômodos delicados, por exemplo, podem receber um modelo de cerâmica para quarto em tom neutro, claro. Já cômodos mais descontraídos, podem receber cerâmica para quarto, com texturas, estampas e formatos irregulares.
Assim como os dormitórios femininos, a cerâmica para quarto masculino também não segue um padrão. No entanto, alguns tons acabam prevalecendo nesse ambiente como é o caso da cerâmica lisa em tons de branco, cinza e preto. Já com relação às estampas, as geométricas se destacam também estando presente inclusive em dormitórios que seguem o estilo industrial ou minimalista.
Cerâmica para quarto de bebê e infantil
Para aqueles que desejam deixar de lado os famosos adesivos e papéis de parede, a cerâmica para quarto de bebê e infantil se torna uma excelente opção. No quarto infantil as cerâmicas coloridas e estampadas fazem muito sucesso e podem ser usada tanto no piso quanto nas paredes. No entanto, para o quarto de bebê opte por incluir cerâmica ou no piso ou nas paredes, pois por se tratar de um revestimento frio, o conforto térmico dos pequeninos pode ser prejudicada.