A decoração de casas pequenas exige a escolha de móveis e objetos adequados para cada espaço com cuidado. Afinal de contas, os ambientes com áreas reduzidas necessitam de soluções criativas e de muita organização para que a casa não fique com um visual carregado e desorganizado.
Neste post, você vai encontrar 10 dicas de decoração de casas pequenas para tornar seus ambientes muito mais bonitos e funcionais. Acompanhe!
1. Dimensione o seu espaço
Ao fazer uma decoração para casa pequena é preciso ter as plantas dos ambientes com todas as dimensões anotadas. Isso é essencial para otimizar a utilização do espaço, facilitando a escolha de mobília proporcional e evitando compras inadequadas.
Ajuda também no planejamento de reformas ou reparos, ao calcular com precisão materiais necessários, garantindo que cada área seja bem aproveitada e decorada.
Para medir um ambiente de forma simplificada, faça um esboço com papel e caneta do cômodo, incluindo paredes, portas e janelas.
Use uma trena para medir tudo, incluindo o pé direito e paredes. Meça também a altura e largura de portas e janelas. Finalize transferindo essas medidas para uma folha para visualizar a dimensão do espaço com mais clareza.
2. Escolha móveis multifuncionais para a decoração de casas pequenas
Os móveis multiusos são ideais para decorar casas pequenas, pois a mesma peça pode ser usada de maneira diferente de acordo com a necessidade.
Além disso, aposte em mesas dobráveis, assim como racks e a estantes, móveis bacanas que podem servir como divisórias entre os ambientes.
O sofá que se transforma em cama também é uma peça para ser considerada, como podemos conferir no projeto de Ricardo Caminada e Tota Penteado, intitulado Cabana RI.TO.
O Sofá Boto, assinado pela arquiteta e designer Roberta Banqueri, se transforma em cama e foi escolhido para compor um ambiente onde menos é mais.
3. Aposte em espelhos
Espelhos são ferramentas poderosas na decoração de casas pequenas, capazes de ampliar visualmente o espaço. Eles aumentam a sensação de profundidade de um ambiente, além de refletir a luz natural, contribuindo para uma atmosfera mais clara e arejada.
Espelhos orgânicos, com suas formas fluidas e naturais, trazem um toque de sofisticação e leveza. Eles quebram a rigidez das linhas retas, adicionando um elemento dinâmico e artístico à decoração, como podemos conferir no projeto de Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura.
4. Use tons claros
Usar tintas e revestimentos de cores neutras é uma técnica simples para criar a ilusão de um espaço maior. Tons como branco, bege e cinza claro refletem mais luz.
Saiba que essa escolha cromática serve como uma tela em branco, permitindo que detalhes coloridos se destaquem na decoração de casas pequenas.
5. Aproveite o espaço vertical
Utilizar as paredes para armazenamento e decoração é uma maneira inteligente de liberar espaço no chão.
Prateleiras, nichos e armários suspensos são ótimas opções para organizar objetos e decorar, mantendo o espaço ordenado e funcional.
No projeto do escritório Poema Arquitetura, podemos conferir como a marcenaria planejada ajuda a reduzir vazios desnecessários, otimizando o ambiente.
6. Use iluminação estratégica
Uma iluminação bem planejada pode transformar completamente um espaço pequeno. Além de aproveitar a iluminação natural, diversificar as fontes de luz, combinando luminárias de teto, abajures e fitas de LED, cria uma atmosfera acolhedora, além de realçar áreas específicas do ambiente.
O projeto do escritório SP Estúdio é um bom exemplo disso! Para complementar a luz natural, foram instalados trilhos e spots pretos, com adição de luz indireta em marcenarias através de fitas de LED e luminárias de estilo industrial.
7. Considere uma decoração de casa pequena minimalista
Adotar um estilo minimalista ajuda a evitar a desordem visual em casas pequenas, como visto acima no projeto do escritório MIS Arquitetura.
Selecionar cuidadosamente poucos objetos decorativos de impacto pode conferir personalidade ao espaço sem sobrecarregá-lo.
8. Delimite as áreas com tapetes
Tapetes podem definir “zonas” dentro de um mesmo espaço, criando uma separação visual sutil entre, por exemplo, a sala de estar e a de jantar. Além de delimitar, eles adicionam textura e conforto ao ambiente.
9. Aposte em cortinas longas
Cortinas que se estendem do teto ao chão criam uma linha vertical que pode fazer o pé-direito parecer mais alto, ampliando a sensação de espaço.
A escolha do tecido e da cor das cortinas pode complementar a paleta de cores do ambiente, contribuindo para a estética geral.
10. Contrate ajuda especializada
Contratar um decorador, designer de interiores ou arquiteto para a decoração de casas pequenas pode ser um investimento valioso.
Afinal, esses especialistas têm conhecimento técnico e criatividade para otimizar espaços limitados, garantindo que cada centímetro seja aproveitado da maneira mais eficiente possível.
Além disso, a experiência desses profissionais em escolher materiais, cores e móveis adequados pode transformar ambientes pequenos em áreas acolhedoras e funcionais, evitando erros comuns que podem custar tempo e dinheiro.
Agora que sabe mais sobre o assunto, é hora de conhecer a Viva Decora Shop. Nós podemos ajudar você a fazer a decoração de casas pequenas. Acesse nosso site e confira nossos produtos!
Amei!!
Ideias excelentes!!