Home Tendências Como Usar um Espelho Veneziano nos Projetos de Decoração

Como Usar um Espelho Veneziano nos Projetos de Decoração

0

O espelho veneziano surgiu no século XIV em Veneza, naquela época os artesãos uniram o vidro a uma chapa de metal, criando o que chamamos de espelho com o status de uma verdadeira obra de arte. Era para a época um produto inovador de design, portanto muito caro para ser adquirido. O vidro muitas vezes utilizado era o cristal,  já lapidado o que lhe dava uma aparência de glamour e sofisticação.

espelho veneziano lavabo jamile 69583
Espelho veneziano com moldura dourada deixou o ambiente ainda mais elegante

Luís XIV então ordena que um dos seus ministros suborne artesãos venezianos para obter o segredo do espelho e o plano do rei francês foi vitorioso, como podemos constatar na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, feita no padrão veneziano de fabricação.

Os valores artísticos dos espelhos venezianos estão presentes em castelos, palácios e museus. Quando esses espelhos são originais e não réplicas atingem valores altíssimos em leilões ou vendas diretas.

A indústria moderna trabalha a reprodução do espelho veneziano em nova roupagem, com acabamentos diversos e atrativos e ele pode ser encontrado em lojas de decoração ou vidraçarias especializadas.

Hoje são utilizados em vários ambientes como: hall de entrada, salas estar, salas de jantar, quartos, lavabos e composições em diversos tamanhos e modelos em uma parede. Pode dar uma pegada clássica ao local ou imprimir a intensão de sofisticação do espaço aonde for ambientado. Na sala de estar ele pode ser posicionado em cima de um aparador como destaque ou junto com outros quadros formando um composé atrás de um sofá.

Fica bem em qualquer ambiente, se  o lugar escolhido para colocá-lo for pequeno, pode transformar-se em destaque do espaço, já no hall de entrada de um apartamento, fica muito bem posicionado em frente à porta do elevador. Não existem regras de qual décor combina com espelho veneziano, isso depende muito do gosto do cliente.

 

Texto escrito por Cris Paola. Com mais de 28 de anos de experiência nas áreas de arquitetura e decoração, Cris Paola dispõe de um portfólio diversificado, com projetos residenciais, comerciais e corporativos dentro e fora de São Paulo.

Veja o vídeo com mais dicas de como usar o espelho veneziano na decoração

Veja uma galeria com espelho veneziano na decoração

 

Por Cris Paola

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile