A madeira de demolição é um material durável e resistente que está em alta por um motivo nobre: a responsabilidade ecológica. Esse tipo de madeira é reaproveitada de outros lugares, como construções e linhas de trem, e, por isso, evita que novas árvores sejam derrubadas e também que esse material seja descartado.
Aqui, você vai conhecer mais sobre a madeira de demolição e vai poder também conferir projetos de casas incríveis que utilizam esse material! Prepare-se para se inspirar.
De onde vem a madeira de demolição?
Possivelmente a primeira vez que você viu móveis de madeira de demolição, ficou se questionando o porquê desse nome, certo? Como já adiantamos, a matéria-prima para esses lindos móveis vem literalmente de demolições.
Afinal, quais são as madeiras de demolição? Perobinha do campo, Cerejeira, Braúna e Peroba Rosa são algumas espécies de árvores que foram muito usadas na construção de casas durante muitas décadas no Brasil. Os dormentes de madeira, que são retirados de linhas ferroviárias, e as cruzetas, reaproveitadas de postes de energia elétrica, são também dois tipos de madeira de demolição muito usadas.
Quais os benefícios da madeira de demolição?
Uma das principais vantagens de utilizar madeira de demolição na arquitetura e decoração deum imóvel é a sustentabilidade, uma vez que esses projetos tendem a a reaproveitar pedaços de madeira que já foram extraídas da natureza.
Além disso, parte do apelo da madeira de demolição vem justamente da sua origem, do fato dela ter história. Isso dá mais estilo ao projeto onde ela é utilizada, seja um painel de madeira de demolição ou uma mesa de madeira de demolição.
Quanto custa madeira de demolição?
No mercado as placas de madeira de demolição, por exemplo, ficam entre R$ 90 e R$ 110 por metro quadrado, a depender do tamanho e tipo de madeira.
Como usar a madeira de demolição na decoração?
Depois de ser retirada da construção, linha de trem, postes de energia ou seja lá de onde for, a madeira de demolição é higienizada, tratada e pode ser transformada em muitas coisas.
Da madeira de demolição, você pode fazer revestimentos, pisos, móveis de madeira de demolição e mais. Depois de transformada, ela pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa, como na sala de jantar ou em volta da piscina.
Na sala de estar, por exemplo, a madeira de demolição pode ser usada para fazer um painel para TV cheio de charme. Ela pode ainda ser aproveitada em um aparador de madeira de demolição ou mesmo um banco de madeira de demolição.
Os móveis de madeira de demolição e outros itens feitos com esse material podem manter as ranhuras e desgaste dele ou também podem ser transformados com acabamentos finos e restaurações.
Em decorações mais rústicas, é comum encontrar peças de madeira de demolição, como uma mesa de jantar ou cômoda, que mantêm a estrutura original e muitas vezes até têm uma pintura desgastada, deixando o móvel com a aparência ainda mais rudimentar.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, a madeira de demolição não é algo exclusivo das decorações rústicas. Ela fica muito bem também em projetos modernos e contemporâneos, dando um contraste interessante e mais personalidade à decoração.
Confira mais alguns projetos que usam madeira de demolição
GOSTEI DEMAIS DO PROJETO DE PAULO DE CAMARGO, MARAVILHOSO.
Gostei de todos os modelos, mas o que mais me chamou atenção foi os Projetos de Katia Perrone e de Vanda Carvalho.