Um dos primeiros passos para planejar a cozinha é definir a pedra para cozinha que será mais prática para compor o projeto de bancada, pia ou balcão estilo americano.
Embora a madeira, o vidro e o inox também possam ser utilizados na bancada, a pedra é a matéria mais indicada para que seu projeto seja resistente e funcional.
Para te ajudar a escolher entre os diferentes tipos de pedra para cozinha simples e moderna, montamos aqui um guia com as vantagens e desvantagens de cada material, assim como dicas para escolher as cores mais bonitas de acordo com o estilo do seu projeto. Confira e se inspire com as ideias mais lindas!
Por muito tempo as opções de pedras para cozinha se resumiam apenas ao mármore ou granito. Mas, hoje, com a tecnologia, existem materiais que são mais resistentes e apresentam uma variedade de cores muito maior para seu projeto.
O preço de cada material varia de acordo com os tipos de pedra para cozinha, assim como a cor e o tamanho da sua área.
Conheça os principais tipos de pedra para cozinha e compre a que mais combina com o seu projeto!
1. Granito
Por ser a mais famosa, nada mais justo do que começar falando sobre as vantagens de investir na pedra de granito para cozinha.
Ela é resistente, tem preços ótimos e é super prática de limpar. O material aguenta altas temperaturas e você encontra diferentes cores para compor sua decoração – tem até granito vermelho!
Se você quer uma pedra clara, evite usar a pedra de granito para cozinha. Ela pode manchar em contato com substâncias escuras, como café, vinho ou até ketchup.
Ah, por ser uma peça resistente, você também pode instalar a pedra de granito para cozinha externa.
2. Mármore
O mármore é uma pedra natural e abundante no mundo inteiro.
Embora o mármore se destaque pela beleza, não é tão resistente quanto o granito. A pedra tem alta porosidade – ou seja, absorve gorduras e líquidos com facilidade, gerando manchas na bancada de pedra para cozinha.
O preço também é mais elevado que o granito, principalmente se você escolher um mármore branco.
3. Silestone/ Quartzo
O silestone, também conhecido como mármore composto e quartzo stone, tem o quartzo e a resina de poliéster em sua composição.
É a opção certa para quem deseja ter uma pedra branca para cozinha, pois o quartzo tem baixa porosidade e não mancha. É super resistente! Porém, por conta da resina, você precisa ter cuidado com panelas e assadeiras quentes na pedra quartzo para cozinha, pois podem estragar o material.
Outra vantagem de investir na pedra quartzo para cozinha é a variedade de cores. Você consegue ter projetos coloridos, com pedras vermelhas, amarelas, verdes ou mais clássicos em tons de branco e quartzo cinza claro. Tem para todos os gostos.
O preço da pedra quartzo para cozinha pode ser 4 vezes mais alto do que as pedras nacionais, portanto, prepare o bolso!
4. Porcelanato
O porcelanato geralmente é utilizado em pisos e paredes, mas o que muitos não sabem é que ele também é uma ótima opção de bancada de pedra para cozinha.
Embora tenha baixa porosidade e variedade de cores, o porcelanato não é tão resistente a impactos quanto outros tipos de pedra para pia de cozinha que citamos aqui.
Além disso, a bancada de porcelanato não pode ser instalada diretamente sobre o móvel da cozinha, ela precisa de uma estrutura metálica para fixá-la. Isso pode fazer com que seu custo seja alto.
5. Nanoglass
Como o nome já indica, o nanoglass tem vidro na sua composição. Isso faz com que a superfície seja branca e brilhante!
A desvantagem de usar esse material na bancada de pedra para cozinha é que ela não aguenta altas temperaturas, é mais frágil e trinca com facilidade, além de ter uma mão de obra para instalação superior aos demais materiais.
6. Prime
Quando a pedra tem “prime” no nome, significa que ela é uma pedra sintética, feita à base de pó de mármore.
O processo de fabricação é similar ao quartzo, por isso, apresenta resistência a manchas e uma grande variedade de cores para compor sua pedra para cozinha americana ou bancada.
7. Corian
O corian é um material super flexível e exclusivo – ele é feito apenas por um fabricante, a americana Dupont.
O diferencial dessa pedra para cozinha americana é que ela é maleável para fazer curvas e emendas invisíveis.
Ainda não é um material muito utilizado por aqui por conta do valor alto.
8. Ardósia
Por fim, temos a ardósia.
Para quem ainda não conhece, a ardósia é uma rocha metamórfica formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura.
Geralmente ela é utilizada em pisos e revestimentos, mas também é excelente para compor a pedra para cozinha americana.
Você encontra a ardósia em 4 cores: cinza, preto, ferrugem ou verde. É a pedra para pia de cozinha perfeita para ambientes no estilo rústico.
Dicas para escolher as melhores cores de pedra para cozinha
Como já adiantamos, a escolha das cores depende do tipo de pedra. Algumas apresentam mais variedade que outras, como é o caso do granito e do quartzo.
Além disso, considere a cor dos armários de cozinha e o estilo da decoração para escolher a cor da pedra para pia de cozinha.
Em ambientes mais clássicos, a dica é instalar uma pedra branca para cozinha ou modelos de tons mais claros, como cinza ou bege. Já os modernos podem ser da cor preta ou o famoso verde ubatuba.