O tijolo de demolição é o revestimento perfeito para transformar a decoração da sua casa, escritório ou espaço comercial. Isso porque, além de agregar beleza ao imóvel ele pode facilmente combinar com os mais diversos estilos de decoração, indo do industrial ao contemporâneo.
Existem diversos maneiras de usar o tijolo de demolição no projeto: na fachada de casas, nos muros, na sala de estar, na sala de jantar, no quarto ou até mesmo como acabamento da churrasqueira. No entanto, antes de prosseguir com a reforma ou construção, é importante ficar atento quanto as vantagens, desvantagens e formas de acabamento que a parede de tijolo de demolição pode ser construída.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você. Tire todas as suas dúvidas sobre tijolo de demolição e crie o projeto dos seus sonhos. Confira e se inspire!
Veja também:
- Parede 3D: Dicas +60 Projetos Lindos Com Esse Revestimento
- Parede de Flores: Como Fazer, +53 Ideias Encantadoras
- Parede Preta: +57 Projetos Marcantes Para Se Inspirar
- Boiserie Sala: +48 Projetos e Dicas de Como Decorar as Paredes
- Papel de Parede Rústico: +52 Ideias para Transformar sua Decoração
O que é tijolo de demolição?
O tijolo de demolição pode ser comprado em empresas especializadas de demolição (o tijolo obtido vem de imóveis que foram demolidos) ou ser fabricado com características similares. Durante as etapas de fabricação, o tijolo após o seu processo de queima, sofre desgastes com o objetivo de reproduzir o acabamento de tijolos antigos.
Tijolinho à vista X tijolo de demolição
Ao contrário do que muitos pensam o tijolinho à vista é diferente do tijolo de demolição. A principal diferença entre eles está na aparência: o tijolinho à vista apresenta um acabamento mais liso e remete a um revestimento mais novo, enquanto o tijolo de demolição possui um acabamento mais antiga como se já existisse por muitos anos.
Quais as vantagens e desvantagens de usar tijolo de demolição?
No mercado o tijolo de demolição normalmente é vendido como tijolo maciço ou como revestimento palito. Dessa forma, o tijolo de demolição pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. Confira abaixo alguns vantagens e desvantagens de usar o tijolo de demolição no seu projeto.
Veja 7 vantagens de usar o tijolo de demolição
- Durabilidade;
- Resistência;
- Traz conforto térmico;
- Favorece o isolamento acústico;
- Extremamente versátil e democrático, o que facilita sua inserção em diversas propostas decorativas (decoração industrial, decoração rústica, decoração contemporânea…);
- Atemporal, ou seja, não perde seu valor com o passar do tempo;
- Existe a opção de venda do tijolo de demolição em pequenas quantidades ou a venda em milheiro.
Já dentre as desvantagens podemos destacar que o tijolo de demolição precisa de proteção contra umidade, além disso em áreas externas a peça suja com mais facilidade.
Como usar tijolo de demolição na decoração?
Agora que você já conhece as características do tijolo de demolição, chegou o momento de se inspirar com algumas dicas de como usar o tijolo de demolição na sua decoração. As fachadas de casas, por exemplo, podem ganhar um toque ainda mais rústico e acolhedor com a presença do tijolo de demolição. Essa é uma ótima alternativa para quem não se identifica com os modelos de muro de pedra ou simplesmente pintados.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraSeguindo para os ambientes internos, a parede de tijolo de demolição pode trazer um toque especial para a sala de estar ou sala de jantar. Ela completa o decor trazendo textura e quebrando a neutralidade do ambiente com cores claras.
No quarto de casal, solteiro ou quarto de bebê a parede com tijolo de demolição também é muito bem-vinda. A ideia é criar um lindo contraste de cores e texturas no espaço, por isso a dica é escolher uma das paredes do ambiente para a fixação dos tijolos. No projeto abaixo observe que a própria cabeceira com led destaca ainda mais a parede de tijolo de demolição do quarto.
Seja no ambiente todo ou em uma única parede, o tijolo de demolição também pode ser usado no banheiro, desde que sua estrutura tenha recebido uma camada de impermeabilizante, não só para retardar o desgaste do material, mas também para protegê-los da água e umidade.
Como acertar no acabamento da parede de tijolo de demolição
Agora que você já sabe das vantagens, desvantagens e em quais ambientes da imóvel o tijolo de demolição pode ser utilizado, chegou a hora de decidir como será o acabamento da parede de tijolo de demolição. Dentre as opções de acabamento (juntas) podemos destacar três possibilidades de aplicação da argamassa, sendo elas:
- Junta cheia: nesse acabamento a argamassa é nivelada de acordo com a superfície do tijolo de demolição, trazendo um ar mais envelhecido e rústico ao ambiente;
- Junta frisada: nesse acabamento o excesso da argamassa é retirado, criando uma profundidade entre os tijolos de demolição;
- Junta seca: a argamassa não fica aparente, ou seja, só é colocada na parte de trás para fixação das tijolos. Nesse tipo de acabamento o tijolo de demolição traz a sensação de que eles estão apenas empilhados uns nos outros, como mostra a imagem abaixo.