Antigamente, os lustres e os pendentes eram utilizados apenas em mesas de jantar. Hoje, a criatividade amplia e o pendente está se espalhando por todos os ambientes da casa. Estão cada vez mais em alta na decoração e a tendência de alguns anos e vem ganhando mais espaço e criatividade com o uso de diversos tipos de lâmpadas diferenciadas, como por exemplo as lâmpadas de filamento que viraram objeto de desejo em residências e ambientes comerciais como restaurante e bares.
Em meus projetos já sugeri para clientes o uso de pendentes em quarto de casal utilizando acima dos criados mudos de forma simétrica ou assimétrica como por exemplo, um pendente de um lado e uma luminária de leitura fixa do outro lado. É uma boa sugestão para quem quer algo diferenciado e acolhedor, pois deixa o quarto mais aconchegante.
Sugestões para uma iluminação de sucesso
Sempre falo aos meus clientes que fazer um projeto de luminotécnica é muito importante e é fundamental para ter uma decoração bem aconchegante. Quando o pé direito do ambiente permite, é possível fazer um rebaixo de forro de gesso e embutir o spot de luz de acordo com o layout de mobiliário já definido e o pendente entra em cena como um item de destaque, que se valoriza ainda mais em uma cena ou contexto bem iluminado. O forro de gesso deve ter no máximo 15 cm, pois já é suficiente para embutir os spots e passar os conduítes com a distribuição da fiação.
O importante é prever o ponto do pendente centralizado com o móvel ou elemento que deseja destacar. Por isso, a importância de um projeto para que o eletricista possa executar o ponto de elétrica de forma exata. Esse é um erro muito comum e o visual final não favorece o ambiente.
A altura do pendente é outro ponto que as pessoas costumam errar: em caso de mesa de sala de jantar, o ideal é o pendente estar a 60 a 70 cm da mesa, mas isso não é uma regra. Pode variar de acordo com o modelo do pendente. Uma boa dica é acompanhar a instalação e ir visualizando e regulando o fio para cima ou para baixo e tentar visualizar o pendente próximo à altura dos seus olhos. Neste caso não é confortável ter uma lâmpada muito forte no pendente, pois incomoda na hora das refeições, uma vez que a pessoa estará sentada e com a iluminação direcionada para baixo.
O tamanho do pendente em qualquer ambiente ou situação também é muito importante e deve ser avaliado e escolhido com calma. Para varanda gourmet, por exemplo, já sugeri pendentes menores, mas em várias quantidades, formando uma linha horizontal. Se tiver espaço para uma ilha no ambiente, os lustres para sala de jantar ficam muito charmosos e convidativos para receber os amigos ou familiares em casa. Já um pendente muito grande em uma situação dessas ficaria incômodo, afinal, quem passa por perto corre o risco de bater a cabeça.
Por fim, os pendentes podem ser utilizados de forma alegre e descontraída. Não tenha medo de ousar e saia do convencional!
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraMais fotos para encher os olhos
Patricia Kolanian Pasquini é formada em Marketing e cursou Design de Interiores na EPA, tendo feito diversos cursos de extensão no Brasil e no exterior. Atua como Designer de Interiores há mais de 15 anos. Primeiramente em escritórios de decoração, incluindo no escritório K Gallery – Philadelphia, EUA, e a partir de 2004 em sua própria empresa. Possui em seu currículo diversas mostras de decoração e trabalhos residenciais e comerciais, muito deles publicados em revistas e sites de renome.
Pessoal uma dúvida : O pendente da mesa de jantar e da sala de estar precisam combinar? O da sala de estar precisa ser mais aberto para iluminar melhor?
Acho lindo pendentes ….e gostaria de colocar no corredor que vai para o quarto dos meus filhos ….dá certo em corredores?Vai iluminar o suficiente?..serão 3 Ao todo