Parte importante da decoração de uma casa é a combinação de cores. São elas que vão dar o tom do projeto e até mesmo influenciar o humor dos moradores, até mesmo em ambientes como os corredores.
Quando contratamos um profissional para fazer a combinação de cores, nem passa pela cabeça tudo o que é necessário levar em conta na hora de fazer essa decisão. Porém, se precisamos fazer sozinhos, a coisa muda de forma. Você vê fotos de ambientes com combinação de cores ousadas em revistas e sites de decoração e acha tudo lindo, mas tem medo de reproduzir em casa? Com as nossas dicas, esse receio vai embora!
Veja também:
Círculo cromático e combinação de cores
São várias as opções de cores de tintas disponíveis no mercado atualmente, então como escolher as que serão usadas no seu projeto? Com o círculo cromático, a combinação de cores fica mais simples.
Essa ferramenta consiste basicamente em um círculo formado por cores que são percebidas pelo olho humano. No círculo, temos as cores primárias, secundárias e terciárias.
As primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, aquelas que, se misturadas, dão origem às demais cores. As secundárias são o laranja, o verde e o roxo. Elas são o resultado da mistura entre duas cores primárias. Já as terciárias são aquelas obtidas com a mistura de cores secundárias, são as variações de tons.
Qual a melhor maneira de combinar as cores?
- Combine a cor amarela com tons de laranja, verde e marrom;
- A cor vermelha pode ser combinada com tons de laranja, lilás, violeta e marrom;
- O tom azul harmoniza com roxo, lilás e verde;
- Para formar o roxo, misture as cores azul e vermelho;
- A tonalidade alaranjada é a mistura entre as cores amarela e vermelha;
- O verde é a mistura do amarelo e azul;
Com base na mistura de cores é possível harmonizar um ambiente, por exemplo, um sofá vermelho combina com almofadas na cor laranja. Uma boa forma para combinação de cores é levar em consideração as tonalidades que foram misturadas.
No círculo cromático, também podemos perceber a divisão entre cores quentes e frias. As quentes são o vermelho, amarelo, laranja e rosa e as frias, verde, azul e roxo. Enquanto as primeiras deixam os ambientes mais vivos, as outras deixam eles mais aconchegantes.
Não vemos no círculo, mas é bom saber também que existem as cores neutras, que são o branco, o preto, o cinza, o bege e o marrom. Eles são escolhas seguras na hora de fazer combinação de cores, pois dão uma base neutra para o uso de outros tons, como no quarto acima com cabeceira cinza.
5 formas de fazer combinação de cores com o círculo cromático
Existem várias formas de usar o círculo cromático para fazer combinação de cores, aqui vamos ensinar cinco. A primeira é usando cores análogas, aquelas que são vizinhas. Essas combinações são mais suaves e fáceis de fazer, porém pode não dar tanto contraste.
A segunda combinação de cores possível é com cores complementares, aquelas que são opostas no círculo. Elas dão o máximo de contraste, misturando cores frias e quentes. Como chamam muito a atenção, uma dica para não sobrecarregar o ambiente é usar uma cor como dominante e a outra apenas em detalhes, como poltronas.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
A combinação de cores monocromática é quando se escolhe diferentes tons de uma mesma cor. É fácil, segura, mas não tem tanto contraste. Já a triangulação ou tríade é a combinação de três cores com a mesma distância entre si no círculo. Os resultados são ousados, com muito contraste, como na cortina acima.
Por último, temos a combinação de cores em quadrado. Nela, as cores usadas formam um quadrado no círculo cromático. Para fazê-la, escolha uma cor e a terceira será a próxima.
Feng Shui e combinação de cores
O Feng Shui é uma técnica que leva em consideração a influência dos espaços no bem estar das pessoas e seus efeitos sobre o humor e sentimentos delas. De acordo com ele, cada cor é responsável por ativar um tipo de energia, por isso ele também tem pode servir de base para a combinação de cores.
Dicas profissionais de combinação de cores
Cores que combinam com azul
O azul é uma cor primária e fria, ele transmite tranquilidade e, por isso, é recomendado para ser usado em cômodos como o quarto e a decoração de sala de estar. Na combinação de cores complementares, ele é associado ao laranja. Nas análogas, pode ser combinado com o verde ou com o roxo. Na tríade e na combinação de cores em quadrado, o azul pode ser combinado com o amarelo, o rosa, o laranja, o verde e o vermelho.
Cores que combinam com vermelho
O vermelho é também uma cor primária, porém é quente. Esta cor viva e forte traz vitalidade aos locais onde é aplicada. Há quem prefira usar tons neutros com ela para não sobrecarregar os espaços ou usá-la apenas em detalhes, “liberando” o espaço para outras cores.
De acordo com o círculo cromático, na combinação de cores complementares o vermelho é pareado com o verde. Suas cores análogas são o laranja e o roxo e, na combinação de cores por triangulação ou em quadrado, acrescenta-se o amarelo e o azul.
Veja como conciliar o vermelho com outras cores
- Vermelho + Vermelho;
- Vermelho + Boudeaux;
- Vermelho + Preto;
- Vermelho + Cinza;
- Vermelho + Bege;
- Vermelho + Verde;
- Vermelho + Rosa;
- Vermelho + Ocre;
- Vermelho+ Amarelo escuro;
- Vermelho + Azul claro;
Cores que combinam com amarelo
A última cor primária é o amarelo, que também é quente e considerada viva. Esta cor traz luminosidade e transmite juventude aos espaços. Sua combinação de cores complementares é com o roxo, já as análogas são o laranja e o verde. A combinação de cores por triangulação e em quadrado adiciona o azul e o vermelho como opções.
Cores que combinam com verde
O verde é uma cor fria que remete à natureza e à renovação de energias. De acordo com o círculo cromático, sua combinação de cores complementares é com o vermelho, já suas análogas são o amarelo e o azul. Na combinação de cores por triangulação e em quadrado, o laranja e o roxo são adicionados.
Cores que combinam com marrom
O marrom, como cor neutra, serve de base para uma grande variedade de combinação de cores. Desde os beges aos metálicos e cores fortes, o marrom é uma boa para quem não quer ousar tanto.
Porém, para você não correr o risco da sua decoração ficar demasiadamente sóbria, veja o nosso passo a passo de como utilizar objetos em outros tons para realçar o ambiente.
Dicas para decorar o seu ambiente com a cor marrom
- Sobre um sofá de canto de couro marrom, utilize almofadas coloridas de tecido;
- Em um ambiente com cores neutras como marrom e bege, coloque objetos decorativos em tons de amarelo e verde;
- Em salas de estar com móveis e paredes em tom marrom, invista em tapetes claros para abrir o ambiente;
- Utilize a cor branca para deixar o ambiente marrom mais claro;
- O sofá em tom de verde combina com a sala de paredes bege e marrom;