Você sabia que os tons de verde são os mais fáceis de combinar? Pois é, na psicologia das cores, os tons de cor verde transmitem esperança, nos remete a natureza e também a prosperidade. O verde é a cor que passa segurança, saúde e liberdade. E o mais legal é que os tons de cor verde podem ser usados como protagonista na decoração ou apenas para equilibrar as outras cores do ambiente e deixar o espaço super harmonioso. Ou seja: tons de verde são super versáteis!
Por isso, é interessante escolher com cuidado a tonalidade que fará parte da sua paleta de cores na decoração. Os tons de verde claro com rosa, por exemplo, desperta a feminilidade e a delicadeza, já a combinação do laranja com tons de verde greenery transmite alegria e vibração, resultando em um ambiente super divertido.
E se você deseja saber mais dicas de como usar os tons de verde na decoração, basta continuar acompanhando nossas dicas e fotos inspiradoras de ambientes lindos decorados em tons de verde.
Veja Também:
Conheça os nomes de tons de verde
- Verde água: os tons de verde água são levemente azulado e suaves, são bem comum na decoração de espaços alegres e divertidos;
- Verde menta: entre os tons de verde claro encontramos o verde menta, uma tonalidade delicada e pálida, ideal para espaços pequenos;
- Greenery: o verde greenery foi a cor do ano de 2017. Ela transmite esperança e leveza, e é um dos tons de verde mais versáteis para usar;
- Verde musgo: entre os tons de verde escuro mais famosos nós encontramos os tons de verde musgo, que é bem clássico e elegante;
- Verde esmeralda: procura por tons de verde escuro que trazem sofisticação e vibração para o ambiente? Então invista no verde esmeralda que é tão vibrante quanto a pedra preciosa;
- Verde militar: Criado para uniformes militares, também é conhecido como verde oliva nos tons de verde escuro.
Tons de verde para pintar parede
Os tons de verde geralmente são usados para compor os detalhes de uma decoração, como em almofadas decorativas, quadros e também alguns móveis e claro nas plantas. Porém, há quem prefira usar os tons de verde nas paredes dos ambientes. Nesse caso, é preciso evitar os tons de verde mais vibrantes, principalmente em ambientes mais pequenos, e garantir o equilíbrio por meio dos móveis mais neutros.
Por exemplo: caso você queira uma parede em tons de verde escuro, os móveis do espaço decorado precisam ser mais claros, de preferência, contendo cores neutras como o cinza, bege e branco, ou ainda investir em móveis de madeira que vão trazer neutralidade e acolhimento ao ambiente decorado com tons de verde para parede.
Na foto acima, por exemplo, os tons de verde escuro foram neutralizados devido ao ambiente muito bem iluminado e decorado com uma poltrona bege neutra. Além disso, o cantinho ganhou um toque bem agradável devido às plantas formando um pequeno jardim vertical, sendo que as folhagens são da mesma cor dos tons de verde para parede. E assim conseguimos um ambiente em tons de cor verde super agradável e decorado sem exageros.
No entanto, se você deseja usar outros tons de verde para parede não tenha receio, tudo é questão de saber harmonizar o resto do espaço com a cor escolhida. Os tons de verde água, por exemplo, são ótimas escolhas para um quarto de bebê mais irreverente, já os tons de tinta verde menta são ideias como tons de verde para parede de espaços pequenos, enquanto isso, tons de verde musgo são bem interessantes para um espaço mais rústico.
Mas e quanto aos tons de verde para parede externa? Sim, é possível usar! Mas é preciso ter cuidado com a cor que você vai escolher. O ideal é que os tons de ver para parede externa sejam mais suaves e elegantes, trazendo um ar sofisticado e leve para a fachada da casa.
É importante lembrar que não precisa pintar a casa inteira com os tons de verde na parede externa. Caso você queira, pode misturar os tons de verde claro ou mesmo os escuros com outros tipos de revestimentos como a pedra canjiquinha, aço corten, madeira ou mesmo com outras cores neutras. Fica bonito e garante mais personalidade para a fachada em tons de tinta verde.
Resumindo: escolha os tons de tinta verde para pintar parede de acordo com o que você planeja para o seu espaço decorado. Caso a ideia seja garantir uma casa mais alegre e descontraída, aposte em tons vibrantes como os tons de verde água, mas caso a ideia seja apostar na elegância e sofisticação, aposte em tons de verde musgo, ou quem sabe o verde esmeralda.
No entanto, se você quer uma decoração mais leve e com cores que ajudam a ampliar visualmente ambientes pequenos, prefira tons de verde claro como o verde menta, por exemplo.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraOnde você pode usar os tons de verde?
Os tons de verde vão bem em praticamente todos os ambientes da casa, pois como falamos eles transmitem leveza, elegância e sensação de segurança, além disso, os tons de verde para quarto, tons de verde para sala ou para qualquer outro ambiente de sua casa podem ser combinado facilmente com outras cores, o que permite uma grande variedade de estilos de decoração.
Tons de verde para quarto
Seja no quarto de casal, quarto de solteiro ou mesmo no quarto de bebê os tons de verde são super bem vindos para trazer leveza e sofisticação a decoração desse ambiente.
No entanto, é muito importante ter atenção ao tamanho do cômodo antes de escolher os tons de verde para quarto, pois em um quarto pequeno o mais recomendado é sempre investir em tons de verde claro que vão ajudar a ampliar visualmente o ambiente, principalmente se for usar tons de verde para parede.
No entanto, se você quiser, também é possível usar tons de verde escuro no quarto pequeno, no entanto, eles devem ser combinado com cores claras e devem ser usados apenas em detalhes como almofadas, jogo de cama, uma poltrona decorativa ou quem sabe uma única parede destacada com tons de cor verde escuro.
Além disso, leve em consideração o estilo de decoração. Para um quarto rústico, por exemplo, tons de verde musgo são bem interessantes, já para um quarto moderno, é válido misturar diferentes tons de verde para quarto e criar uma decoração monocromática, ainda é importante lembrar que tons de verde água ou verde menta acrescentam delicadeza e um ar divertido ao quarto infantil decorado.
Tons de verde para sala
Para escolher os tons de verde para sala, vale basicamente as mesmas regras que os tons de verde para quarto, ou seja, tenha atenção ao tamanho do ambiente e também ao estilo de decoração desse espaço.
Aqui é mais comum que os tons de verde para sala aparecem em móveis como sofás, poltronas e puffs, no entanto, eles também ficam interessantes em tapetes, cortinas, mantas, almofadas e até mesmo nas paredes da sala.
Tons de verde para cozinha
Quando pensamos na decoração de cozinha logo nos vem à mente ambientes bem claros, logo os tons de verde claro são os mais usados nesse ambiente, pois ajudam a manter o ambiente bem clean e até mesmo ajudam na iluminação nas horas em que você estiver cozinhando.
No entanto, tons de verde escuro também são muito bem vindos na decoração de cozinha, afinal de contas, eles acrescentam sofisticação ao ambiente. E nesse ambiente da casa eles também podem aparecer de diferentes formas como através de revestimentos, de armários de cozinha e até mesmo de eletrodomésticos em tons de verde que garantem um ar retrô muito charmoso para a decoração.
Qual é a cor que combina com tons de verde?
Como já comentamos, desde que você crie uma paleta de cores harmoniosa, não existe uma cor correta para combinar com os tons de verde. Mas, para te ajudar a escolher uma paleta de cor, selecionamos abaixo algumas opções de cores para você se inspirar na hora de compor seu ambiente ideal.
Tons de verde com rosa
Se você gosta de usar tons de verde na sua decoração, no entanto, quer investir em uma decoração mais delicada e até mesmo feminina, a combinação do verde com rosa é uma ótima opção.
Você pode usar os tons de verde na parede do quarto, por exemplo, e investir na cor rosa para fazer os detalhes do ambiente e deixá-lo mais alegre. Para deixar ainda mais feminino, que tal usar tons de verde água combinando com o rosa? A decoração do quarto abaixo, por exemplo, ficou exatamente assim e garantiu que o espaço ficasse alegre, jovem e com um ar bem divertido.
Tons de verde com bege ou marrom
Já para quem prefere um ambiente neutro, o ideal é apostar nos tons de verde com bege e marrom.
Como o ambiente será mais clássico, é interessante que o tom de verde seja mais fechado e suave, como o verde musgo, por exemplo. Também é interessante evitar os tons de verde mais vibrantes e alegres, eles tiram a sofisticação do local e transformam a decoração em algo mais contemporâneo e descontraído, ou seja, o contrário do programado.
Na foto abaixo, você pode observar que todo o ambiente é decorado em marrom e bege, enquanto isso foi usado apenas um sofá na cor verde para se destacar na sala de estar e trazer mais vida à decoração.
Tons de verde com azul
Quer um toque de cor, mas sem deixar o ambiente extremamente colorido? Então, misture os tons de verde com tons de azul. A combinação é diferente, moderna e fica linda. Os tons de verde mais vibrantes como o verde água, geralmente são confundidos com o azul, por isso também formam uma combinação perfeita. Desse modo, use os tons de verde água para misturar com o azul marinho na decoração e garantir um espaço bem harmônico.
Já se você gosta de composições mais coloridas, vale a pena adicionar um detalhe em laranja, amarelo ou mesmo rosa no seu ambiente. Para isso, você pode inserir detalhes mais sutis como um vaso, almofadas, uma poltrona que com certeza seu espaço ficará bonito e cheio de personalidade.
Tons de verde com branco
Se sua ideia é ter um ambiente neutro e bem clean, então use e abuse do branco na decoração com tons de verde.
Como o branco será a base do cômodo, você pode colocar os tons de verde que preferir no ambiente, no entanto, em espaços como cozinha ou mesmo ambientes pequenos o mais legal é investir nos tons de verde claro, pois são mais suaves e fáceis de deixar o local mais harmonioso, como na foto abaixo onde os armários de cozinha planejados foram feitos na cor verde na parte debaixo e branco nos que ficam em cima.
Outra dica na hora de escolher os tons de verde para quarto, considere o branco como uma cor base para esse ambiente. A versatilidade do branco vai permitir que você misture o verde com várias outras cores e também que ouse mais na decoração colocando bem a sua personalidade no ambiente, tudo isso de modo a proporcionar um ambiente equilibrado e agradável.
Tons de verde com amarelo ou laranja
A combinação de cores com tons de verde, amarelo e laranja é especialmente feita para quem gosta de um ambiente divertido, moderno e bem descontraído.
No caso dos tons de verde, aposte sempre nos mais vibrantes e fortes, eles ficarão ainda mais chamativos com os elementos do ambiente em laranja e amarelo.
Para criar o equilíbrio perfeito, é válido selecionar a cor principal da sua decoração e as que serão apenas complementos. No caso da foto abaixo, a cor principal é o verde, usada em diferentes tonalidades. A secundária é o laranja, usado no segundo maior móvel da casa, já o amarelo ficou por conta dos detalhes decorativos, complementando a alegria do ambiente.
17. Misture cores para criar ambientes alegres e divertidos com tons de verde – Por: Cesar Valenccia
Como escolher os tons de verde para decoração
- Defina a tonalidade e verde conforme o estilo de decoração: contemporâneo, retrô, minimalista, clássico, rústico;
- Veja inspirações de ambientes com tons de ver para se inspirar sua decoração;
- Defina uma paleta de cores que vão ser usadas junto com os tons de verde;
- A partir da paleta de cores, escolha onde cada cor será utilizada no ambiente, e caso queira usar tons de verde para pintar parede, prefira os mais claros e suaves;
- Não deixe de usar cores neutras para formar uma composição harmoniosa junto com os tons de verde.